Caps-AD conta com estrutura moderna para o atendimento de dependentes químicos de álcool e outras drogas

A Prefeitura de Araras entrega na próxima quarta-feira, dia 3, o Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas) Arceu Scanavini. A unidade vai funcionar na antiga escola DA/DV, localizada na Avenida Washington Luiz, próximo à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A inauguração acontece às 9 horas, no próprio local, e a cerimônia é aberta a toda a população.

O Caps-AD irá prestar atendimento ambulatorial e terapêutico a pessoas com dependência de álcool e outras drogas.

Caps-AD conta com estrutura moderna para o atendimento de dependentes químicos de álcool e outras drogas
Caps-AD conta com estrutura moderna para o atendimento de dependentes químicos de álcool e outras drogas

No local, equipe multidisciplinar e recursos variados serão destinados a auxiliar com que essas pessoas encontrem meios para se livrar do alcoolismo e/ou da dependência química. Hoje, todo esse trabalho é concentrado no Ambulatório de Saúde Mental do Posto Aguinaldo Bianchini e também no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) Idalina Corredor Vitorello, ambos localizados na Avenida Loreto, em Araras.

Para receber o serviço, o antigo prédio passou por readequações e reforma geral. A obra incluiu troca de pisos, reforma na cozinha e reparos estruturais em todo o prédio. Além disso, foram realizadas intervenções na área interna para permitir a acessibilidade a deficientes físicos e também construída uma rampa de acessibilidade na entrada do prédio, do lado da Avenida Washington Luiz.

 

Estrutura moderna

A proposta é oferecer aos atendidos estrutura moderna, com cozinha industrial e sala de informática.

O Centro será composto por salas de triagem, terapia ocupacional, psicoterapia, oficinas, além de refeitório, sala de TV, sala de observação, banheiros e vestiários. Além disso, o projeto contemplou a instalação de uma área de convívio na parte externa do prédio com uma academia de ginástica, mesa, bancos e um quiosque.

O prédio recebeu recursos de R$ 300 mil, obtidos junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para reformas estruturais para melhor atender os dependentes químicos da cidade.

“Com o Caps-AD iremos ampliar e qualificar o atendimento a dependentes químicos de álcool e drogas em Araras. A proposta é oferecer atendimento personalizado com o objetivo de promover a reinserção desses cidadãos a sociedade. O acolhimento também irá envolver a capacitação profissional com aulas de informática, que irão proporcionar mais oportunidades para que os atendidos sejam reinseridos no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Nelson Brambilla.

 

O que é o Caps-AD?

Implementada em municípios de médio ou grande porte, a unidade do Caps-AD é composta por equipes multiprofissionais, com a presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais de saúde.

A unidade tem estrutura para o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias aos pacientes. Além de substituir a internação psiquiátrica, que só é realizada quando os pacientes apresentam graves crises psicológicas e não conseguem conviver em sociedade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*