O munícipe Décio Mutti foi um dos beneficiados com uma órtese para membros inferiores.  Crédito: Gabriela Grigoletto
O munícipe Décio Mutti foi um dos beneficiados com uma órtese para membros inferiores.
Crédito: Gabriela Grigoletto

O Fuss (Fundo Social de Solidariedade de Araras) entregou dois pares de órteses e três próteses. Ao todo, cinco munícipes foram beneficiados com os materiais. O evento de entrega aconteceu na última sexta-feira, dia 20, na sede do Fuss, na rua 13 de maio.

As órteses são aparelhos destinados a suprir ou corrigir a alteração morfológica de um órgão, membro (ou de um segmento dele), ou a deficiência de uma função; já as próteses são aparelhos destinados a substituir um órgão, um membro ou parte do membro destruído ou gravemente acometido.

A iniciativa faz parte do trabalho realizado pela Prefeitura e pelo Fuss, visando atender pessoas que integram o Cadastro Único para programas sociais. Dois cidadãos receberam pares de órteses de membros inferiores e três, próteses de membros inferiores.

“O munícipe tem que ter os critérios sociais como faixa salarial e principalmente o encaminhamento médico”, explica a presidente do FUSS e primeira-dama, Elaine Brambilla, sobre o procedimento para ser beneficiado com as próteses e órteses.

Décio Mutti Junior foi um dos contemplados com a órtese para membros inferiores, “Estou lesionado há mais de 30 anos praticamente, esse material me ajuda a ter mais liberdade, principalmente para sair da cadeira de rodas e me movimentar”, ressalta.

De acordo com a presidente do FUSS, as órteses entregues ontem custam em média R$ 7.000,00, mas o FUSS já entregou próteses de até R$ 20.000,00. Décio entende que a iniciativa é importante, justamente para auxiliar aqueles que não têm condições financeiras para adquirir um material com esse valor, “Acho a iniciativa mais que necessária, pois esse tipo de material não é subsidiado, existem próteses caríssimas e tem pessoas que não tem acesso a isso, a não ser que tenham muito dinheiro. Então consequentemente essa ação do FUSS é muito importante para dar acessibilidade para quem precisa”, finaliza.

A maioria dos aparelhos foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social, no ano passado foram entregues 32 unidades de órteses e 13 próteses de membros inferiores.  Após a entrega, os beneficiados passam por sessões de acompanhamento e avaliação dos aparelhos, previamente agendadas.

(Gabriela Grigoletto) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*