Conscientizar os estudantes de Araras sobre o uso racional da água é a proposta do circuito de palestras, realizado pelo Departamento de Meio Ambiente – DMA, do Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras). Duas palestras foram realizadas esta semana e reuniram 170 estudantes, sendo 100 da Emef Júlio Ridolfo e mais 70 da Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Araras.

Os encontros, ministrados pela diretora de serviço de educação ecológica do DMA, Bruna Fatoretto, envolvem dicas de economia, explicações sobre o tratamento de água e abastecimento nas residências, além da importância das matas ciliares para preservação da água.

Palestra na Apae orientou alunos sobre o uso racional da água.

 

Na última terça-feira, dia 24, aniversário do Município, alunos da Apae participaram também de atividades recreativas como maratona de desenhos. Papéis em branco foram entregues às crianças para que desenvolvessem desenhos com soluções que podem ser aplicadas no dia a dia para economia de água. Os alunos assistiram ainda a um vídeo educativo com mais dicas sobre economia de água.

A atividade faz parte da programação da Semana do Município, comemorativa aos 144 anos de Araras e também da Semana da Água. Neste ano, a temática é “Use, Não Abuse. Água. Nosso Grande Desafio”, mesmo nome da campanha que visa sensibilizar a população para economizar 7 milhões de litros de água ao dia, reduzindo assim o consumo da cidade para 25 milhões de litros diários, dentro do esquema de racionamento 12h x 36 horas em vigor no município. Atualmente, o consumo médio é de 32 milhões de litros ao dia.

No entanto, para estimular a economia, um economizômetro (placar digital onde é exibido o consumo diário de água na cidade), foi instalado na Praça Barão de Araras. O dispositivo ativado no último domingo, dia 22, exibia que o consumo da última terça-feira, dia 24, foi de 34 milhões de litros de água – muito acima ainda da meta que precisa ser alcançada.

Porém, inúmeras atividades culturais e ações de mobilização social já foram realizadas, como a Caminhada pela Economia de Água e o Abraço ao Lago Municipal, peça teatral sobre meio ambiente e água, passeio ciclístico, Corrida 24 de março, show com a banda CO2 Zero (espetáculo movido a pedaladas), além de circuito de palestras e gincanas sobre economia de água nas escolas municipais.

A programação ainda inclui a realização da 1ª Feira do Estudante que começou ontem, dia 25 e segue até sexta-feira, dia 27, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Os festejos serão encerrados no domingo, dia 29, com show da banda Fattus, na Praça Barão de Araras. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*