Assinatura do convênio do Comtur com AMITur aconteceu no Teatro Estadual de Araras. Crédito: Gabriela Grigoletto
Assinatura do convênio do Comtur com AMITur aconteceu no Teatro Estadual de Araras.
Crédito: Gabriela Grigoletto

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) assinou um convênio com a AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico). O evento aconteceu na tarde de ontem, dia 23, no Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”.

A proposta do convênio é que a partir dessa assinatura, a cidade poderá preitear palestras e demais eventos sem custos aos cofres públicos. Entre os principais objetivos da AMITur, está a possibilidade de maior entrosamento entre os municípios, com ênfase para os Conselhos Municipais de Turismo.

“De nossa parte da AMITur é uma honra assinar esse convênio com Araras. Nós estamos à disposição para todo tipo de assessoria gratuita, como ajudar a organizar os conselhos e infraestrutura”, comemora o presidente da AMITur, Jarbas Favoretto.

A iniciativa do convênio também visa a formação profissional e capacitação de todos aqueles profissionais que estão diretas ou indiretamente envolvidos com turismo na cidade.

“Araras tem que aprender muito na parte do turismo e a AMITur tem vários departamentos que podem auxiliar o pessoal nos hotéis, restaurantes, na parte do turismo em si e no turismo rural”, ressalta a presidente do Comtur, Ana Deguchi.

Outra importante ação realizada pelo Comtur foi a elaboração do primeiro Plano Diretor de Turismo de Araras. Na etapa de criação, o Conselho teve papel fundamental no levantamento de dados, além de realizar reuniões e oficinas participativas com a empresa Consultoria Turismo 360º, contratada para elaborar o documento, destinadas à construção do plano estratégico.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social, em dezembro de 2015, o documento foi transformado em volume impresso de 161 páginas, com tiragem de 500 exemplares. O livro também foi encaminhado a autoridades estaduais e nacionais do turismo, além de potenciais parceiros.

Com a confecção do Plano, Araras estará a um passo de obter o título de cidade de interesse turístico. Isso porque o documento agora poderá ser anexado aos autos do processo do projeto de Lei Estadual nº 75/2016, que pretende classificar Araras.

O Comtur foi reativado em Araras no mês de maio de 2015 e conta com mais de 30 membros divididos em segmentos por secretarias e instituições.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*