Bruno Franco de Souza, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, falou sobre o controle e utilização da água em padrões de qualidade satisfatórios

A 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que teve início na segunda-feira, dia 19, e terminou ontem, dia 20, com apresentação das propostas discutidas pelos grupos e eleição dos delegados para representar Araras na próxima etapa do processo.

Palestras sobre gestão de recursos hídricos marcaram o evento. A abertura contou com a participação do secretário executivo do CBH-Mogi, Marcus Vinicius Lopes da Silva.

“A questão ambiental é cada vez mais presente na vida de todas as pessoas. A gestão de recursos hídricos, então, nem se fale. Todos precisam se envolver neste debate e colaborar, fazendo a sua parte”, disse o prefeito em exercício Carlos Alberto Jacovetti (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), que também participou da solenidade de abertura.

Bruno Franco de Souza, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, falou sobre o controle e utilização da água em padrões de qualidade satisfatórios
Bruno Franco de Souza, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, falou sobre o controle e utilização da água em padrões de qualidade satisfatórios

O evento contou ainda com a presença do presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), Felipe Dezotti Beloto, do diretor do DMA (Departamento de Meio Ambiente) Raul de Barros Winter e do presidente do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Wanderleim Geraldo Júnior.

Ontem, dia 20, os trabalhos tiveram sequência a partir das 8 horas, com duas palestras: uma com o gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica Rafael Bitante Fernandes; outra com o especialista ambiental da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) do Estado de São Paulo, Bruno Franco de Souza (10h30).

“A mata atlântica foi o ninho de grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. A atuação da SOS Mata Atlântica no ambiente urbano tem foco na educação ambiental, voluntariado, mobilidade, áreas verdes e qualidade de vida. Em 2014, essas ações passaram a compor uma área específica na estrutura da fundação, que é a área de cidades, porque a qualidade de vida nos ambientes urbanos está diretamente relacionada ao serviço ambiental que a mata atlântica proporciona”, comentou Rafael Bitante Fernandes, gerente de restauração florestal da SOS Mata Atlântica.

O especialista ambiental da Secretaria de Saneamento e Recursos Hidrícos do Estado de São Paulo, Bruno Franco de Souza, comentou que desde o ano de 1989, com a promulgação da Constituição Estadual, o Estado de São Paulo dispõe de uma nova política voltada para a gestão de seus Recursos Hídricos. “Esta política foi estabelecida com o objetivo de assegurar que a água, recurso natural essencial à vida, ao desenvolvimento econômico e ao bem estar social, possa ser controlada e utilizada, em padrões de qualidade satisfatórios, por seus usuários atuais e pelas gerações futuras”.

Durante o evento, os participantes receberam mudas de diversas espécies para arborização urbana. No polo da UAB, ainda serão debatidas e votadas as propostas discutidas em cada eixo temático, atividade que será realizada no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer.

 

Votação das propostas

Na Plenária Final serão definidos três pontos principais: 1) Apresentação dos relatórios finais dos trabalhos pelos grupos de discussão; 2) Hierarquização das propostas de diretrizes elaboradas pelos grupos; 3) Apreciação e deliberação das moções;

De acordo com o regimento da conferência, ao final do evento, após votação das propostas, será produzido relatório final. O documento será encaminhado em seguida ao prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores), à presidente da Câmara Municipal Magda Celidório (PSD) e ao Ministério Público. Até o fechamento dessa edição, as propostas ainda não haviam sido votadas. (Com informações Secom).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*