Vários segmentos da sociedade apresentaram suas propostas durante as Pré-Conferências

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social começa hoje, dia 4, no Unar – Centro Universitário Edmundo Ulson. Organizado pela Prefeitura de Araras e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o evento segue também amanhã, dia 5, no mesmo local.

O objetivo é avaliar os dez primeiros anos do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e elaborar diretrizes para o novo plano decenal (2016- 2026).

A abertura será às 19h, com palestras de Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Piracicaba, e do prefeito Nelson Dimas Brambilla.     

Vários segmentos da sociedade apresentaram suas propostas durante as Pré-Conferências
Vários segmentos da sociedade apresentaram suas propostas durante as Pré-Conferências

Na quarta, dia 5, a Conferência começa às 8h, com aprovação do regimento interno, reunião dos grupos de trabalho e eleição dos delegados para a etapa estadual da Conferência, que deve acontecer até o dia 19 de outubro.

Com o tema Consolidar o Suas de vez. Rumo a 2026, o evento vai reunir usuários e profissionais que trabalham no setor, além de integrantes de entidades assistenciais e demais segmentos da sociedade interessados em debater políticas públicas no setor.

Durante a Conferência, o público vai discutir três subtemas estratégicos: 1 – O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; 2 – O Pacto Federativo e a consolidação do Suas; e 3 – Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Discussões preliminares sobre o tema já aconteceram em iniciativas que antecederam a Conferência. Além de mobilização junto a usuários do Suas, o cronograma envolveu ainda Pré-conferências que aconteceram nos dias 20, 21 e 23 de julho, destinadas, a cada dia, a um público específico – usuários e trabalhadores do sistema e representantes de entidades assistenciais. “A construção de uma nação soberana depende da participação de todos. O Suas é muito parecido com o SUS (Sistema Único de Saúde), pois também acolhe pessoas em momentos delicados. Neste caso, aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam de amparo para se reerguer e reintegrar-se à sociedade”, observou o prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores).

Ele reforçou ainda que não basta apenas assistir, e sim incluir as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, possibilitando que elas sejam reinseridas na sociedade e no mercado de trabalho. “Foi com esta proposta que o Suas foi implantado, em 2004”, completou.

A secretária de Ação e Inclusão Social Regina Helena Costa Picolini lembrou que a área social vem demonstrando avanços significativos em Araras nos últimos anos. “Esta é uma administração que acredita em assistência social como política pública, não assistencialismo. Por isso, investimos em resgatar a dignidade das pessoas por meio de educação e capacitação”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Luiz Antonio de Freitas reforçou a importância da Conferência para a discussão de políticas públicas no setor. “Estamos nos mobilizando desde já para envolver toda a sociedade neste debate, que vai nortear ações futuras na área de assistência social”, comentou. (Com informações da Secretaria de Comunicação Social e Institucional)

 

IX Conferência Municipal de Assistência Social

Local: Unar – Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson

Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100, Parque Santa Cândida

Programação

Terça-feira (4)

19h – Credenciamento

19h15 – Abertura

19h30– Palestra de Maria Germek – diretora da Drads Piracicaba

20h15 – Palestra do prefeito Nelson Dimas Brambilla

21h – Encerramento

Quarta-feira (5)

8h – Credenciamento

8h15 às 8h30 – Plenária para aprovação do Regimento Interno

8h30 às 10h15 – Reunião dos grupos de trabalho por dimensão

10h15 às 10h30 – Reunião com delegados, representantes do Poder Público e da sociedade civil para indicação do respectivo delegado para a X Conferência Estadual de Assistência Social

10h30 às 11h – Breakfast

11h às 12h – Plenária Final

12h às 12h30 – Eleição dos delegados e encerramento

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*