Gente & Fatos

 

Por Valentim Viola, colunista, diretor e fundador do Grupo Opinião

 

 

SUCESSÃO

A expectativa em torno da nova eleição que vai ocorrer em Araras para os cargos de prefeito e vice é a de que o Acórdão que o TSE – Tribunal Superior Eleitoral – está formalizando pode ser publicado por esses dias… Só então se saberá o que deve ocorrer com a política ararense…

 

VONTADE

Muito saudado em sua estreia na Câmara Municipal o primeiro suplente da Coligação PSDB/DEM/PHS/PMDB (hoje MDB), o radialista Rodrigo Soares, 951 votos, PHS, que tomou posse na segunda-feira substituindo o vereador Pedro Eliseu Sobrinho, licenciado por 30 dias, foi o primeiro edil a chegar na terça-feira à nossa Casa de Leis, por volta de 8h45. Ele quer mostrar serviço neste mês em que exercerá seu mandato legitimamente conquistado nas urnas.

 

PODER

Por sinal, tal coligação (PSDB/DEM/PHS/PMDB) foi a que elegeu três vereadores – Anete, Pedrão e Du Segurança – além do suplente e agora vereador Rodrigo Soares.

 

“HÁ 50 ANOS”

Uma das colunas mais lidas deste jornal, que relembra os fatos de 50 anos atrás publicados na então revista Opinião, que deu origem ao hoje trissemanário, “Há 50 Anos” (mais de meio século), e que é publicada aqui, ao lado, na página 2, vaticinava, na terça-feira última, que os três candidatos da Arena – caso ‘saísse a sublegenda’ – seriam o Pe. Santo Marini, dr. Nelson Salomé e professor Jair Della Coletta para enfrentar o candidato do então MDB, professor Milton Severino… E foi o que ocorreu. Severino venceu os três adversários com os votos somados e mais 1.000 deles…

Ressalte-se que os três candidatos foram apoiados pelo então prefeito municipal, Ivan Estevam Zurita, e, posteriormente, Coletta elegeu-se prefeito de Araras (1972) e Salomé foi eleito por duas vezes deputado estadual. Vale dizer, não eram quaisquer ‘Zé Manés”, ao contrário, foram pessoas que honraram sua vida pública com muitos exemplos de dignidade. Sem falar em Santo Marini, um padre católico que aqui aportou e na época conseguiu vender 12.000 carnês para a edificação da belíssima Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Cândida, construída por ele.

Detalhe: a coluna foi publicada em abril e a eleição municipal ocorreu em 15 de novembro de 1968… Seis meses antes…

 

FINANCIAMENTO

A até surpreendente queda de juros médios para financiamentos imobiliários está favorecendo a portabilidade, isto é, a mudança de um banco para outro. Na semana passada a Caixa Federal anunciou redução de até 1,25% ponto porcentual do crédito imobiliário. O cidadão que está pagando deve procurar outro banco para ver se a taxa caiu, também, e fazer a troca.

 

SUSPENSÃO

O desembargador Sérgio Rui, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou a suspensão imediata de até 1.068 cargos ocupados por indicação dos vereadores e dos partidos políticos da Câmara Municipal de São Paulo. Para ele as nomeações são inconstitucionais e ferem, também, a Constituição do Estado de São Paulo. A decisão é liminar, e pode cair…

 

TELEVISÃO

O convidado desta quarta-feira no ‘Opinião do Meio-Dia’, programa da Rede Opinião de TV, é o deputado estadual Aldo Demarchi. Na pauta da entrevista, que começa pontualmente às 12 horas, estão considerações sobre obras em rodovias da região, a lei que estabelece a Política Estadual da Agroecologia e Orgânica, ações do parlamentar em benefício de Araras e perspectivas para as próximas eleições.


 

Mais informações: Grupo Opinião 

COMPARTILHAR