Breno Cortella destaca 12 segmentos importantes no Plano de Governo. Crédito: Divulgação
Breno Cortella destaca 12 segmentos importantes no Plano de Governo.
Crédito: Divulgação

A partir de hoje, o Opinião traz para você leitor, reportagens especiais diárias sobre o Plano de Governo de cada candidato a prefeito para o pleito municipal 2016. Destacamos os planos dos cinco candidatos: Breno Cortella (PDT), Eduardo Severino (PTN), Mário Corrochel Neto, Bonezinho (PTB), Paulo do Nascimento (PSD) e Pedro Eliseu Filho (PSDB), por ordem alfabética. Portanto, na edição de hoje, dia 18 de agosto, você conhece os detalhes do Plano de Governo do candidato Breno Cortella.

O documento enviado à redação traz os principais pontos do Plano de Governo Participativo do candidato. Eles foram elaborados após uma série de reuniões com cerca de 350 pessoas, entre especialistas de várias áreas e ativistas dos partidos aliados (PT, PC do B, PSDC, PRB, PR, PMB, PSC).

De acordo com a assessoria de imprensa do candidato, em breve, será publicado o Plano de Governo completo, que reúne centenas de propostas apresentadas e debatidas em 11 reuniões. “Este é o Programa da Vitória para os próximos quatro anos, que dará continuidade ao trabalho dos dois mandatos de muito sucesso, do Dr. Brambilla”, comenta Breno Cortella.

As grandes metas estipuladas pelo candidato são: Qualidade de Vida (políticas públicas que garantam a proteção e a atenção a todos os ararenses), Gestão Pública eficiente e moderna (ações administrativas que mantenham o extremo zelo com os recursos públicos, com transparência e equilíbrio fiscal) e Desenvolvimento Econômico Sustentável (garantia de oportunidades de emprego, com reforço à educação, ciência e tecnologia, aliados à preservação ambiental).

As 12 propostas para Araras consistem em: Saúde (implantação da Faculdade de Medicina; Informatizar e integrar digitalmente toda a rede municipal de Saúde, agilizando o atendimento; Apoiar a implantação do Centro de Tratamento de Câncer, implantar Unidade Móvel de Atenção à Saúde, com atendimento médico e odontológico em áreas rurais e bairros não atingidos; Garantir e ampliar o acesso às consultas com especialistas). “Nosso governo também deverá garantir mais medicamentos disponíveis e agilidade nos exames”, destaca Breno Cortella.

Educação (ampliação do ensino integral para todas as escolas municipais, com a valorização do professor e dos demais profissionais da educação). “Também implantaremos a creche em período noturno”, reforça o candidato.

Segurança (instalar câmeras de segurança nas entradas e pontos estratégicos do centro e bairros, com Central de Inteligência (Muralha Eletrônica). A Prefeitura deve, ainda, buscar junto ao Governo Estadual, o aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar. E reforçar a Ronda Comunitária da Guarda Civil Municipal.

O Desenvolvimento e Geração de Empregos, com ideia de criar um Distrito Industrial para a instalação de pequenas e médias empresas, que são as grandes geradoras de postos de trabalho. A Prefeitura também irá criar a Incubadora de Empresas de Tecnologia e a Incubadora de Cooperativas, além de ampliar o apoio ao Turismo, ao Artesanato e à Gastronomia.

Setor de Habitação, com a continuidade da política habitacional para construção de novas moradias e urbanização de lotes diminuindo a demanda em Araras, com controle rígido do processo de seleção.

Melhorar o Trânsito e Mobilidade, com a modernização da TCA (Transporte Coletivo de Araras). “O próximo governo também deverá fortalecer a educação no transito, com amplo planejamento de transito e estudo viário da cidade, criando também novas alternativas para meios de transporte, como criar ciclofaixas, para incentivar o transporte alternativo”, destaca Breno, que tem também como proposta a implantação de radares fixos e lombadas eletrônicas.

No Meio Ambiente , a ideia do Plano de Governo do candidato é ampliar a arborização de Araras, a Cidade das Árvores.

“Nosso governo deverá, ainda, implantar a coleta seletiva de lixo em toda a cidade, ampliar o tratamento de esgotos e garantir a destinação adequada de resíduos sólidos. Na área de proteção animal, ampliação do atendimento veterinário e realização de campanhas gratuitas de castração”, reforça Breno.

Na Cultura e Juventude, a proposta é criar a Escola Municipal de Cultura, com cursos de teatro, música, dança e artes plásticas. “Defendemos ainda a implantação de internet gratuita por wi fi nas praças e ampliação dos festivais culturais”, conclui Breno.  Na Agricultura e Zona Rural, a proposta é a melhoria das estradas rurais para escoar a produção, principalmente dos pequenos agricultores. A Prefeitura também vai ampliar a assistência técnica, oferecendo os serviços de agrônomos, veterinários e assistentes sociais.

No Turismo e Lazer, será efetivado o Plano Diretor de Turismo; continuar a implantação do bonde sobre rodas; Fortalecimento dos potenciais turísticos do bairro Cascata e de outros bairros rurais;

“Queremos, também, fortalecer a gastronomia em Araras e continuar as melhorias no Lago Municipal”, comenta Breno.

Na assistência social, a proposta para o candidato é que a cidade seja de todos. “Para isso, regulamentaremos o Sistema Municipal de Assistência Social, vamos fortalecer e ampliar os convênios e parcerias com entidades assistenciais”. O candidato também coloca como meta de governo a ampliação do atendimento do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência), a ampliação do número de vagas de Centro Dia do Idoso, entre outros pontos que garantem a inclusão social.

Já no Esporte, o Plano de Governo Participativo conta com a ampliação e manutenção permanente dos espaços públicos de lazer e de áreas esportivas, melhorias na iluminação das quadras, melhorias no Ginásio de Esportes e no Ginásio do Narciso Gomes, criação de roteiros nas vias aos fins de semana para a prática de esportes e a permanente manutenção em reformas de ginásios, campos e quadras;

A Modernização da Prefeitura também está em pauta no Plano de Governo, com a ideia de criar o Poupatempo Municipal. “Também iremos informatizar processos, serviços e atendimento, facilitando a vida dos ararenses. Criação do  Plano de Carreira, com treinamento e valorização dos servidores”, diz o candidato. E para finalizar os 12 itens, o Plano consiste também na participação e cidadania, com a ampliação do Orçamento Participativo e instituição do Conselho da Cidade, com representação de todos os segmentos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*