“Sem água, não há emancipação da cidade para concretização de nossos projetos”. Essas foram às palavras do prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) durante Ato Cívico realizado na Praça Barão em comemoração aos 144 anos de emancipação político-administrativa de Araras.

O evento faz parte da programação da Semana do Município/Semana da Água e tem como temática Use, Não Abuse. Água. Nosso Grande Desafio, mesmo nome da campanha realizada pela Prefeitura e o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), que visa sensibilizar a população para economizar 7 milhões de litros de água ao dia, reduzindo assim o consumo da cidade para 25 milhões de litros diários.

Brambilla pediu à população para aderir à campanha e gastar somente o necessário de água. “Sejamos moderados, pois água é ouro. Estamos conseguindo economizar e precisamos seguir em frente para atingir a nossa meta de economia. Não podemos desperdiçar para que, no futuro, não nos tornemos dependentes de cidades vizinhas para o abastecimento de água”, completou o prefeito.

escola_1

Também presente à cerimônia, o presidente do Saema Felipe Beloto reforçou o desafio de economizar água. “Todos nós temos direitos e deveres e um deles é a preservação da água. No último fim de semana, fomos abençoados com chuvas e o nível das represas subiu, porém não sabemos como será o período de estiagem que se aproxima. Por isso, esse é um momento de prudência. Precisamos fazer nossa parte, utilizando água de maneira racional”, reforçou.

Apresentações de dança e música da rede municipal de ensino emocionaram o público. Alunos da Emef Joel Job Fachini apresentaram coreografia sobre o tema água ao som da música instrumental do compositor Yanni e também cantaram a música Planeta Água, de Guilherme Arantes. Já os alunos do Polo Municipal de Ensino Integral São Francisco de Assis realizaram coreografia com a música infantil Água.

O Ato Cívico contou com hasteamento das bandeiras e execução dos Hinos Nacional e de Araras. Atiradores do Tiro de Guerra e os novos gms aprovados em concurso realizado no ano passado participaram da solenidade.

O evento também contou com tradução em libras em tempo real, realizada pela intérprete Daiane Manetta, da rede municipal de ensino.

As comemorações da Semana do Município contaram com inúmeras ações de conscientização e mobilização social como o Abraço ao Lago, a Caminhada pela Economia de Água, instalação do Economizômetro, palestras em escolas, peça teatral sobre meio ambiente e água, passeio ciclístico, Corrida 24 de Março, show com a banda CO2 Zero (espetáculo movido a pedaladas).

A programação ainda segue nesta semana com a abertura da 1ª Feira do Estudante no Centro Cultural hoje, dia 25, e com show da banda Fattus, na Praça Barão de Araras, no dia 29 de março.

 

144 anos de história e desenvolvimento

As comemorações referem-se a 24 de março de 1871, quando o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando, a partir daquele momento, a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. Até então, as terras que hoje formam o município de Araras pertenciam à cidade de Limeira.

O primeiro registro do povoado data de 1818, por meio de uma sesmaria de légua e meia, formada pelas bacias hidrográficas do Rio Mogi, Ribeirão Itapura e Ribeirão das Araras, em terras pertencentes ao município vizinho.

Em 1862, o proprietário da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto de 1862, dia em que a Igreja Católica dedica à Nossa Senhora do Patrocínio, o que justifica tê-la como padroeira da cidade.

Presente à cerimônia, a secretária de Educação Elizabeth Cilindri destacou os progressos do município. “Hoje é um dia de muito alegria. Em Araras, temos qualidade de vida e, na área de educação, posso dizer que nossas crianças são tratadas com dignidade, diferentemente de outras cidades do Brasil. A administração comandada pelo prefeito Brambilla leva educação a sério e quer proporcionar o melhor para nossos alunos”, disse.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo destacou que o momento é de celebração da história. “Temos que fazer uma saudação aos nossos antepassados que ajudaram a construir nosso município. Morei em várias cidades do país, por conta de meu trabalho, e vejo que Araras tem qualidade de vida de sobra, tanto que está entre as 11 que mais oferecem bem estar aos idosos”, completou Beraldo, que é general-de-brigada da reserva do Exército Brasileiro.

Representando a Câmara Municipal, a presidente Magda Regina Carbonero Celidório (PSDC – Partido da Social Democracia Cristã) ressaltou a importância da data. “Hoje é aniversário da cidade de que tanto me orgulho. Precisamos refletir sobre o que presente dar a ela para torná-la uma cidade mais bonita e aconchegante para se morar”, declarou.

A cerimônia contou ainda com o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti (PSDC), a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, demais secretários da administração, diretores e professores de escolas, os vereadores Breno Zanoni Cortella (PT) e Erinson Mercatelli (PSB – Partido Socialista Brasileiro), além do diretor do departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento Wanderlein Geraldo Júnior, e do instrutor do Tiro de Guerra de Araras sargento Ildo Omar Alba Silveira. (Com informações Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*