A diretoria do Conseg de Araras (Conselho Comunitário de Segurança), pretende para este ano, implantar as reuniões nos bairros da cidade.

O objetivo das reuniões, segundo o atual presidente Blair Belão Junior, é “colocar o cidadão em contato com as autoridades policiais da cidade”, explica.

Esse Conselho é atrelado diretamente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, cada município conta com reuniões mensais. Geralmente, em Araras, essas discussões acontecem nas últimas quintas-feiras de todo mês.

“Os membros natos que participam dessas reuniões é o Delegado Titular de Araras, Dr. Francisco Paulo Oliveira Lima, o Capitão Vasques da Polícia Militar, além do Secretário Municipal de Segurança Pública, João Tranquillo Beraldo, o diretor do Demutran de Araras, Luiz Carlos Bressan Jr,  alguns vereadores, e Munícipes”, ressalta o Presidente.

Para 2016, as reuniões que acontecem na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras- Acia, também serão realizadas nos bairros da cidade, com a finalidade de levar as discussões para todos terem acesso.

“Falta um pouco de divulgação do Conseg. Nossa ideia é levar nossas reuniões, inclusive até as reuniões ordinárias, para os bairros.  O mais importante é levar a reunião ao conhecimento dos jovens, para as escolas, para os diretores, bem como para os representantes de classe, de bairro e pais de alunos.”, explica Belão.

Blair Belão está no Conseg há cinco anos como membro, mas tomou posse como Presidente em janeiro deste ano. Ele, assim como muitos munícipes, não sabia da importância do Conselho.

“Moro próximo a um posto de gasolina, e jovens que frequentavam o local faziam muita bagunça aos finais de semana. O barulho parecia que estava dentro do meu quintal. Aí, o pessoal do bairro fez um abaixo assinado e fui juntamente com eles levar até o Conseg. Foi lá que conheci a importância das reuniões e até hoje não saí desse Conselho”, relata.

A diretoria é formada por presidente, vice-presidente, 1° secretário, 2°secretário e diretor social. Na reunião de ontem, dia 25, Dr. Sérgio Colletti Pereira do Nascimento – Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, tomou posse como novo vice-presidente do Conseg de Araras.

 

Como participar do Conseg
De acordo com o Presidente Belão, qualquer pessoa pode participar como voluntário do Conseg, desde que tenha pelo menos um título de eleitor. Basta comparecer às reuniões e preencher uma ficha. Ele ainda ressalta que o trabalho é totalmente voluntário.

“Não recebemos nada para participar desse Conselho. Quero deixar claro que não se trata de nomeação política, é um trabalho voltado para comunidade”, finaliza.

E nas reuniões, também qualquer pessoa pode participar.

(Gabriela Grigoletto)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*