Sessão

Os vereadores aprovaram por unanimidade os projetos que institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses” e que autoriza a celebração de convênio com o Santos Futebol Clube, e a transferência de recursos financeiros ao Fundo Municipal de Apoio ao Esporte na sessão camarária desta segunda-feira, dia 22.

A propositura que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre as mucopolissacaridoses é de autoria do vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP – Partido Progressista) será realizado anualmente no dia 15 de maio. A data escolhida coincide com o Dia Estadual de Conscientização da doença.

Sessão
Sessão realizada na última segunda-feira, 22.

A mucopolissacaridose (MPS) é uma doença metabólica hereditária. Isso significa que a pessoa nasce com falta ou diminuição de algumas substâncias encontradas no organismo, as enzimas que digerem os glicosaminoglicanos (GAG). O diagnóstico da mucopolissacaridose é feito, normalmente, por um geneticista após o encaminhamento por outro médico. Para confirmar a mucopolissacaridose é realizado um exame de sangue para identificar a falta ou diminuição das enzimas.

Com o intuito de conscientizar a população acerca da mucopolissacaridose, e de outras doenças raras, por meio de palestras realizadas em parceria com associações ligadas a essa causa, a instituição deste dia comemorativo trará maior visibilidade à causa das pessoas que enfrentam problemas como este, e também aos profissionais da área da saúde que terão a oportunidade de obter mais informações acerca do assunto, agregando conhecimento para todos.

Também foram aprovados os projetos de autoria do Poder Executivo que autorizam a celebração de convênio com o Santos Futebol Clube, e a transferência de recursos financeiros ao Fundo Municipal de Apoio ao Esporte.

A propositura de celebração de convênio com o Santos Futebol Clube visa desenvolver o futebol de base no município, além de proporcionar a vivência de crianças e adolescentes com a prática esportiva e fornecimento de uniformes, bolas e outros equipamentos para o desenvolvimento do projeto.

As atividades serão implantadas nos cinco núcleos esportivos já existentes em Araras: Centro Esportivo “Alcides Zaniboni” (Capixaba) – Professor “Sidnei Gonçalves”; Escolinha do Jardim São João – “Professor Paulo Sales”; Escolinha do Jardim Marabá – “Professor Aílton Lira”; Escolinha do Parque da Árvores – “Professor Sílvio Garlizoni”; e na escolinha desenvolvida no Centro de Convivência da 3ª Idade “Hilda Masson Bordin” (antiga AABB) – “Professor Adnan Adão”.

Já o projeto que autoriza a transferência de recursos financeiros ao Fundo Municipal de Apoio ao Esporte tem o objetivo de conceder o valor de R$ 270.000,00 que será administrado por um conselho gestor. A quantia prevista no processo assegurará o desenvolvimento de Araras e das políticas públicas do Esporte.

 


 

 

Chefe da Guarda Rural fez uso da palavra livre

Reinaldo Benites
Reinaldo Benites

Ainda na sessão o inspetor Reinaldo Benites, chefe da divisão da Guarda Municipal Rural, nos termos do artigo 299 do Regimento Interno e do artigo 26 da Loma (Lei Orgânica do Município de Araras), para abordar assuntos sobre a segurança na área rural.

Um dos temas abordados foi a importância do patrulhamento que foi implantado na zona rural em 2009 com o objetivo de levar segurança a essa região, que conta com uma área de 540 km².

“Quando a patrulha rural foi criada, encontrávamos de 10 a 15 carcaças de carros por mês. Hoje, com o patrulhamento, nós encontramos na média de 20 a 30 carcaças no ano”, falou o inspetor.

Outro assunto foi a quantidade de guardas municipais e viaturas que Araras possui. “A Guarda Municipal de Araras é  uma referência na região. Nossa cidade tem cerca de 120 mil habitantes, e hoje contamos com 200 guardas municipais e mais de 30 viaturas”, completou.

Os vereadores Eder Donizeti Muller (PROS) e Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) apartearam o inspetor para solicitar o aumento de patrulhamento e viaturas na região rural, devido a grande área a ser abrangida. Também parabenizaram o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal na cidade.

 

 


 

 

Conferência de Assistência Social é abordada em Tribuna Livre

Luiz Antonio Freitas
Luiz Antônio Freitas

O advogado Luiz Antônio Freitas fez uso da Tribuna Livre durante a sessão. O tema abordado foi a “9ª Conferência Municipal de Assistência Social – Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo à 2026”.

O orador falou sobre o Conselho Municipal de Assistência Social e a convocação e realização da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. “Peço a mobilização da sociedade ararense, em especial aos gestores, usuários, trabalhadores e entidades de assistência social que integram o Suas, assim como os membros do Poder Legislativo e o Poder Judiciário que atuam nessa Comarca para avaliar os últimos 10 anos de implantação do Suas em Araras”, disse o advogado.

Além disso, Freitas também comentou sobre a valorização dos direitos humanos, os avanços das questões sócias e novos rumos da política no município.

A conferência acontece nos dias 4 e 5 de agosto, na Unar (Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”), das 19h30 às 21h e das 8h às 14h, respectivamente.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*