Divulgação
Engenheiro Vinícius Penteado e diretora de coleta e tratamento de esgoto Luana Michetti, ambos do Saema, engenheiro Marcos Von Sperling (professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG) e técnicas em tratamento de esgoto Renata Ignácio Batista e Tamiris Juliana, do Saema

Com o objetivo de entender todo o processo do lodo ativado, profissionais estiveram em São Paulo discutindo essa técnica que será utilizada pela Estação de Tratamento de Esgoto de Araras

 

Equipe de profissionais da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) participou na última semana de um treinamento referente ao tratamento de esgoto por lodos ativados, que consiste no tratamento biológico aeróbio de efluentes, mesma técnica que será utilizada na estação em fase de construção na cidade.

O treinamento aconteceu em São Paulo e foi coordenado pelo engenheiro civil Marcos Von Sperling, professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. “É uma honra participar de um treinamento como esse, por sermos treinados por um profissional altamente capacitado na área e por saber que traremos essa experiência para Araras e vamos aplicá-la na nova ETE. Todo esse conhecimento nos dará mais certeza de um trabalho de qualidade e que beneficiará todo o município”, comentou a diretora de coleta e tratamento de esgoto, Luana Michetti. Além da diretora, estiveram presentes o engenheiro Vinícius Penteado e as técnicas em tratamento de esgoto Renata Cristina Ignácio Batista e Tamiris Juliana de Oliveira.

 

Obra da Estação de Tratamento de Esgoto de Araras

Sem realizar o tratamento do esgoto desde 2014, após reatores entrarem em colapso, a Estação de Tratamento de Esgoto de Araras foi desativada, permanecendo apenas o serviço de coleta do esgoto em toda a cidade. Superados diversos entraves, em 2018 o novo projeto de construção da nova ETE foi aprovado, tendo sua obra iniciada no começo de 2019. Nesse primeiro momento, equipes da empresa Augusto Velloso Engenharia S/A, vencedora do processo licitatório para realização do serviço, finalizam a instalação do canteiro de obras e a limpeza da lagoa de aeração, onde deve acontecer parte do tratamento de esgoto da cidade.

 

Mais notícias