O tempo frio reduz os casos de dengue, mas é importante que a população continua alerta. O último balanço da Secretaria de Saúde apontou que por dia 16,7 pessoas pegaram dengue este ano em Araras. A reportagem chegou a esse dado dividindo as confirmações da doença, 2.385 casos, pelo número de dias 143, deste ano.
Atualmente são 2.385 casos, 2.248 autóctones e 141 importados, negativos 870 casos e 224 pacientes aguardam exames laboratoriais. O total de suspeitas notificadas em 2015 foram 3.479.

Do balanço divulgado observa-se ainda que 1 em cada 53 ararenses pegaram dengue este ano. No último dia 14 prefeitos e representantes de cidades que integram uma das sub-regiões do Aglomerado Urbano de Piracicaba estiveram na última quinta-feira, dia 14, reunidos com o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores), e a epidemia de dengue na região foi um dos principais assuntos debatidos.
Atualmente está aberta uma tomada de preços (nº 008/2015) para contratar empresa especializada na elaboração do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. O encerramento do certame será às 10 horas do próximo dia 21. Uma pesquisa aponta que a gestão correta do lixo e a existência de um plano de gerenciamento de resíduos são elementos fundamentais para que os índices de doenças, entre elas a dengue, diminuam nos municípios.
Um estudo aponta que a gestão correta do lixo e a existência de um plano de gerenciamento de resíduos são elementos fundamentais para que os índices de doenças, entre elas a dengue, diminuam nos municípios. Como exemplo, usaram a cidade de Nazaré Paulista, em São Paulo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a cidade possui um Plano de Gestão de Resíduos ativo. Até agora, a região não registrou nenhum caso da doença. O levantamento também mostra que em cidades onde não há um plano de gestão de resíduos, os casos de dengue dispararam.