O prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) definiu novos secretários para três pastas da administração municipal e dois presidentes de autarquias. Eles assumem no lugar dos profissionais que são pré-candidatos e se exoneraram na última quinta, dia 31, em decorrência do preconizado pela Justiça Eleitoral.

Kelly Cristine Ignácio de Moraes, que era diretora de Cultura, assume a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania no lugar de Marcelo Daniel (Mussa). Renata Buzolin Malaman, então diretora de assuntos jurídicos, passa a responder pela Secretaria Municipal de Habitação – o titular anteriormente era Jackson de Jesus.

Luiz Roberto Viganó, que era diretor-coordenador financeiro, foi nomeado presidente do TCA no lugar de José Roberto Rimério (Miqueira). Romildo José Bolis, então diretor do Departamento de Água e Esgoto, passa a responder pelo Saema, cargo até então ocupado por Felipe Dezotti Beloto. Leandro Eduardo Cerbi, então diretor do Nae (Núcleo de Ações Estratégicas), é o novo chefe de gabinete da Prefeitura, ocupando o cargo que estava sob a responsabilidade de Léo Teodoro Gurnhak. Com a exoneração de Eduardo de Moraes, Gurnhak passou a responder pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais.

Pela legislação, a desincompatibilização é para evitar o contato próximo com os eleitores no setor de trabalho, devido ao cargo que ocupa, como também para possibilitar a realização de sua campanha, o servidor público, principalmente, além de outros atores, são obrigados a se afastar dos cargos. Assim, a ideia de desincompatibilização traduz a obrigatoriedade de afastamento de suas atividades habituais dos cargos ocupados por esses agentes públicos no prazo de seis meses antes do pleito. A Lei Complementar nº 64/90, conhecida como “Lei das inelegibilidades”, traz as principais regras de desincompatibilização. (Com informações da Secretaria de Comunicação Social e Institucional)

(Maria Gabriela Córnia)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*