Plantio foi realizado no mês de julho, em APP próximo ao Jardim Tarumã  Crédito: Secom/PMA
Plantio foi realizado no mês de julho, em APP próximo ao Jardim Tarumã
Crédito: Secom/PMA

O DMA (Departamento de Meio Ambiente) realizou neste mês o plantio de 840 mudas de árvores em APP (Área de Preservação Permanente), localizada no Jardim Tarumã. Foram plantadas mudas de espécies nativas, como sibipiruna, ipê-amarelo, pau-formiga, canafístula, jerivá, angico, jatobá, ipê-branco, goiabeira, etc.

As APPs foram instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) e consistem em espaços territoriais legalmente protegidos, ambientalmente frágeis e vulneráveis, podendo ser públicas ou privadas, urbanas ou rurais, cobertas ou não por vegetação nativa.

A manutenção das APPs em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural e construído (de valor ecológico, histórico, cultural, paisagístico e turístico). Esses espaços exercem, do mesmo modo, funções sociais e educativas relacionadas à oferta de campos esportivos, áreas de lazer e recreação, oportunidades de encontro, contato com os elementos da natureza e educação ambiental (voltada para a sua conservação), proporcionando uma maior qualidade de vida às populações urbanas, que representam 84,4% da população do país.

 

Quase 300 mudas no Parque Ecológico

Além disso, o DMA tem realizado desde janeiro deste ano o plantio de 298 mudas arbóreas no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. Espécies nativas e exóticas foram plantadas, como sibipiruna, peroba-rosa, verejeira-do-japão, monguba, graviola, pitanga, mirindiba, ipê-branco, acácia-mimosa, etc.

Os serviços de plantio são realizados pelo Departamento de Meio Ambiente, em conjunto com funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

(Com informações Secom/PMA).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*