dma_orientacoes-pombosIntegrantes do DMA (Departamento de Meio Ambiente) participaram de ação intermunicipal com representantes de Limeira, com a intenção de orientar a população sobre os riscos da proliferação de pombos em áreas urbanas. O encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 12.

A iniciativa entre os municípios foi dividida em duas etapas. A primeira aconteceu no Centro Pró-Arara, onde alunos da rede municipal de ensino de Araras e integrantes do Projeto Gavia (Grupo de Amigos para Valorização da Infância e Adolescência) de Limeira receberam orientações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro, ministradas pela veterinária responsável Fernanda Senter Magajevski.  Na sequência, houve palestra da bióloga Ana Maria Lucato Vasques sobre o tema e suas implicações na saúde pública.

Na segunda etapa do planejamento, foi desenvolvida uma ação de mobilização e conscientização ambiental na Praça Barão de Araras, junto à população, com a distribuição de panfletos informativos a respeito dos pombos e das doenças causadas pela ave, com a participação dos alunos das duas cidades.  “A nossa intenção com essa iniciativa foi conscientizar e alertar as pessoas sobre os problemas causados pelos pombos, além de informar sobre as doenças causadas por eles, como toxoplasmose, criptococose, histoplasmose, entre outros males. Orientamos também as pessoas a não alimentar esses animais em áreas públicas, como acontece na Praça Barão, buscando diminuir seu crescimento”, disse a diretora da Divisão de Educação Ecológica do DMA, Bruna Fatoretto.

De acordo com o DMA, esse conjunto de ações visa o cumprimento de itens para diretiva de Educação ambiental que pontuará no Programa Município Verde Azul 2016.

Além da bióloga e da diretora de Educação Ecológica, estiveram envolvidos nesta ação Haroldo Domingos Mazon (diretor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos de Araras), Tiago Valentin Georgette (diretor de Educação Ambiental de Limeira) e a auxiliar administrativa do DMA, Viviane Felisberto.

Mais informações sobre esta ação intermunicipal podem ser obtidas pelos telefones 3547-8806 e 3547-8794.

(Com informações do Departamento de Meio Ambiente de Araras)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*