O vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS – Partido Humanista da Solidariedade) entregou moção de congratulação na que ocorreu na segunda-feira, dia 15, na Câmara Municipal, ao cardiologista e diretor do Centro de Treinamento da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), Agnaldo Píspico, pela concepção do “Guizinho”, personagem criado pelo médico para ser utilizado em treinamento em massa para salvar vidas.

Produzido com uma garrafa PET tampada e cheia de ar, junto com outros materiais reciclados, o boneco tem uma pressão idêntica ao do tórax humano, podendo assumir vários formatos e facetas, mantendo as características essenciais ao treinamento em massa sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Com réplicas do “Guizinho” e sob o comando do Píspico, a Socesp promoveu no dia 6 de junho o maior mutirão de treinamento em massa de RCP da história do país. A atividade aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo, paralelamente ao 36° Congresso Estadual de Cardiologia, envolvendo 2.204 alunos de escolas públicas, a partir dos 11 anos de idade, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Por conta da inovação e por envolver ainda um grande número de participantes, a Socesp pleiteou o registro do evento no RankBrasil (o livro brasileiro dos recordes).

Píspico é diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp e médico integrante da Equipe de Resgate Aeromédico do Águia de São Paulo e Campinas.Como cardiologista e intensivista, ele integra o Grupo da Cardiologia de Araras. Em sua trajetória, contribuiu também com todo o processo de modernização do CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital São Luiz, da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras, e do Hospital da Unimed na cidade.

Foi idealizador da implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Araras. Inclusive, esta foi a primeira unidade do Samu a ser implantada no Estado de São Paulo, o que rendeu o título de pioneirismo a Araras.

“Portanto, o que faço é reconhecer e fazer o registro do momento em que o Dr. Agnaldo surge com um novo e inusitado feito e mais uma iniciativa bem-sucedida de um médico predestinado a ensinar e a treinar profissionais e leigos sobre noções de primeiros socorros. Esta é, portanto, parte da história de um autêntico modelo de profissional que valoriza a vida humana, prestando sempre e incansavelmente relevantes serviços à sociedade, fazendo total diferença no mundo em que vive”, disse o vereador.

Píspico agradeceu a homenagem e falou sobre o projeto “Guizinho”. “Agradeço o reconhecimento de nossa cidade e a oportunidade de poder levar o projeto para a região, sem nunca esquecer nossas origens e o apoio que recebi aqui”, ressaltou o médico. 

 


 

Anete entrega moção ao agente humanitário por serviços prestados a ONU

Hugo vive atualmente em Chade, na África, onde é responsável por oferecer reassentamento aos refugiados.
Hugo vive atualmente em Chade, na África, onde é responsável por oferecer reassentamento aos refugiados.

Na camarária a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) também entregou moção de congratulações na ao agente humanitário Hugo Reichenberger, pelos serviços humanitários prestados junto ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), da ONU (Organização das Nações Unidas).

Hugo vive atualmente em Chade, na África, onde é responsável por oferecer reassentamento aos refugiados. O reassentamento é uma das três soluções duradouras do ACNUR, o qual se caracteriza por uma espécie de “imigração humanitária” para pessoas que encontram problemas de violações de direitos no país de asilo, neste caso no Chade, sendo responsável pela seleção, preparação e envio dessas pessoas para um terceiro país.

O agente viveu os primeiros anos de sua vida em Araras, entretanto, após seu pai iniciar uma carreira internacional, a família passa apenas férias na cidade. “Tenho muito orgulho em prestar esta singela homenagem em reconhecimento à Hugo, que leva o nome de Araras para além da fronteira de nosso país, pela sua atuação, desejando-lhe todo êxito em sua trajetória e que tenha muita prosperidade no trabalho humanitário que realiza”, disse a vereadora.

Hugo agradeceu a moção e explicou como realiza o seu trabalho. “Muitos me perguntam sobre minha cidade, meu lugar de origem. O que eu posso dividir com eles são pequenas histórias de uma cidade chamada Araras”, contou o agente.

 


 

 

Medida Certa: 5ª reunião acontece na noite de hoje na Câmara

 

A Câmara Municipal de Araras realiza mais reunião do programa “Araras na Medida Certa” hoje, dia 17, às 19h, no Plenário “Ver. Bruno Moysés Batistela”. A ação é uma iniciativa do vereador Francisco Nucci Neto (PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

Durante a reunião, a fisioterapeuta Cristina Aparecida Veloso Guedes irá discursar sobre o trabalho realizado junto ao Grupo Interdisciplinar de Controle da Obesidade (GICO), além de desenvolver dinâmicas contra o estresse com o público presente.

Os participantes irão passar novamente pelos procedimentos de pesagem e medidas para conferir os resultados desde a última reunião. A nutricionista Marcela Franzini Rasxid irá fazer o acompanhamento de cada participante.

O programa “Araras na Medida Certa” tem como objetivo incentivar pessoas a adquirir hábitos saudáveis por meio da reeducação alimentar, informar a respeito do valor nutricional dos alimentos e estimular seu consumo, além de promover a assimilação destes conceitos dentro do universo familiar e minimizar os aspectos da atual saúde pública associados a importância da prática de atividades físicas. Mesmo quem não esteve presente em reuniões anteriores pode aderir ao programa. Basta comparecer no início da palestra e preencher um formulário com um dos atendentes presentes.

É possível acessar todos os conteúdos do programa no site do Poder Legislativo (www.araras.sp.leg.br) no botão “Araras na Medida Certa” localizado no lado direito da página.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*