Participaram do encontro, representantes de órgãos de imprensa, câmaras municipais e partidos políticos de Araras e de municípios da região. Crédito: Gabriela Grigoletto
Participaram do encontro, representantes de órgãos de imprensa, câmaras municipais e partidos políticos de Araras e de municípios da região.
Crédito: Gabriela Grigoletto

O 1º Encontro Regional de Imprensa e Política, realizado na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira, dia 29, debateu a legislação brasileira vigente para as eleições municipais de 2016. O evento aconteceu por meio da TV Câmara, da Escola Legislativa e da Câmara Participativa com o apoio da Astral – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas e teve como palestrante, o professor Luiz Eugenio Scarpino Jr.

Participaram do encontro, representantes de órgãos de imprensa, câmaras municipais e partidos políticos de Araras e de municípios da região.

Vinícios Franzoni, diretor de Comunicação da Câmara de Araras, abriu o encontro ao falar sobre o seu objetivo. Ele explicou que a Astral, à qual a TV Câmara de Araras é filiada, vem discutindo a integração da imprensa com a política e os demais veículos. “Conversamos com a imprensa local para debater qual seria o primeiro tema que a gente poderia trabalhar. E a maior dúvida que paira no ar é sobre as eleições municipais de 2016, e qual é o papel nosso enquanto imprensa, enquanto agentes políticos”.

O presidente da Astral e diretor da TV Câmara de Ribeirão Preto/SP, Sérgio Figueiredo, falou sobre a necessidade de uma informação correta. “Muita gente propaga notícia que não é real. Por isso, é importante que os órgãos de comunicação, não só os legislativos, mas das cidades, se aproximem para que a gente dê à população a informação correta”, ressaltou.

O palestrante da noite Luiz Eugenio Scarpino Jr, abordou diversos tópicos, como as mudanças no calendário eleitoral, as regras para a propaganda política, as restrições impostas aos candidatos, a prestação de contas das campanhas, dentre outros. A plateia pode participar fazendo questionamentos sobre o assunto.

Na opinião do palestrante, política não é lugar de amadores. “E muito menos em tempo de limitação e restrição de campanhas, quase ocultas. Os candidatos deverão estar muito atentos e a imprensa idem, porque será muito fácil violar a legislação eleitoral. Devemos estar atentos para não incorrer nessas limitações”, comentou o advogado.

Para Fernando Hausser de Souza, jornalista da Câmara Municipal de Pirassununga/SP, a participação no encontro foi esclarecedora. “Eu, como jornalista, tinha muitas dúvidas. Não sabia exatamente como tinha que proceder nesse período eleitoral. A partir de agora, eu consigo me policiar e ter uma noção de como escrever, do que eu posso e do que eu não posso”.

 

Quem é Luiz Eugenio Scarpino Jr?

 

O palestrante da noite professor Luiz Eugenio Scarpino Jr é advogado, professor de Ribeirão Preto nos cursos de direito e jornalismo, pós-graduado em Gerente de Cidade, Direito Eleitoral e Gestão Jurídica de Empresas, e mestre em Direitos Coletivos e Cidadania. Ele também é assessor parlamentar na Câmara de Ribeirão Preto e coordenador da Comissão de Direito Eleitoral da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, além de autor de artigos e dos livros “Moralidade Eleitoral e Juristocracia: análise crítica da Lei da Ficha Limpa” e “Sérgio Moro: o homem, o juiz e o Brasil”.  

(Gabriela Grigoletto  com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Araras)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*