Estação móvel do projeto Elektro nas Escolas esteve esta semana na Emef “Júlio Ridolfo”.

Alunos da rede municipal de ensino estão aprendendo mais sobre economia energética, de forma prática e lúdica. A estação móvel de ensino do Projeto Elektro nas Escolas esteve na Emef “Professor Júlio Ridolfo” na última semana, com atividades destinadas às crianças e adolescentes que estudam no local.

De acordo com o cronograma da Elektro, 16 escolas da rede municipal de ensino vão receber a unidade. O projeto, que segue até o dia 3 de julho e teve início em maio, já passou pela Emef “Clotilde Russo”, Emef “Profº Francisco Salles Nogueira”, Emef “Padre Hercílio Bertolini”, Emeief “Lions Clube”, Emef “Thereza Colette Ometto”, Emeief “Ivan Inácio de Oliveira Zurita”, Emef “João Poletti”, Emef “Professor Júlio Ridolfo”, Emef “Professor Leonaldo Zornoff” e Emeief “Nelson Bovo Neto”.

Estação móvel do projeto Elektro nas Escolas esteve esta semana na Emef “Júlio Ridolfo”.
Estação móvel do projeto Elektro nas Escolas esteve esta semana na Emef “Júlio Ridolfo”.

No entanto, ainda serão atendidos alunos da Emef “Joel Job Fachini” (Jardim das Nações), Caic/Emeief “Professora Maria Zélia P. M. Pereira” (Parque Tiradentes), Emef “Professora Adalgisa Perin Balestro Franzini” (Parque Tiradentes), Emef “Antonia Marques Dahmen” (Parque Tiradentes) e Emef Morro Grande (Morro Grande).

Na última terça-feira, dia 16, o prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) acompanhou as atividades na Emef “Júlio Ridolfo”. “É muito importante que os estudantes saibam, desde cedo, a importância do uso consciente de energia e possam ser multiplicadores do conhecimento em suas casas. Esta parceira com a Elektro é de suma importância para que no futuro possamos ter cidadãos que usam energia de maneira eficiente e sustentável”, afirmou.

Também estavam presentes na ocasião a secretária de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri; o vereador Marcelo de Oliveira (PRB – Partido Republicano Brasileiro); o coordenador-geral da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal) Oswaldo Salviato Júnior; além dos representantes da Elektro, Eduardo Zornoff (especialista comercial), Lucas Sanchez Rafacho (engenheiro de projetos) e Jovita Leoni (gestora de projetos).

 

Mais de 6 mil alunos serão atendidos

Segundo a Elektro, a previsão é atender 6.950 alunos. O projeto também envolveu a capacitação de 80 professores da rede municipal de ensino – cinco por unidade. As atividades se estenderão nas escolas até novembro deste ano.

A Estação Móvel conta com infraestrutura para atuar, simultaneamente, como Laboratório de Eficiência Energética, no qual as crianças poderão aprender mais sobre a origem e a história da eletricidade.

Os visitantes também receberão orientações sobre o uso racional da energia, por meio de experiências, maquetes, projeção de vídeos e outras atrações como: casinha de consumo; diferença entre lâmpada incandescente e fluorescente; energia elétrica gerada pelo corpo humano – pilha humana; globo de plasma, tipos de condutores de energia.

“Este projeto educacional, que tem como objetivo principal promover a capacitação dos educadores da rede pública, visa ainda a disseminação de informações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica junto à comunidade escolar”, destacou Felipe Zanola, especialista de sustentabilidade da Elektro. (Com informações da Secom)

 

Confira a programação da estação móvel de ensino do projeto Elektro nas Escolas

– Emef “Joel Job Fachini” (Jardim das Nações)

Dias 22, 23 e 24 de junho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

 

– Caic/Emeief “Professora Maria Zélia P. M. Pereira” (Parque Tiradentes)

Dias 25 e 26 de junho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

 

– Emef “Professora Adalgisa Perin Balestro Franzini” (Parque Tiradentes)

Dias 29 e 30 de junho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

 

– Emef “Antonia Marques Dahmen” (Parque Tiradentes)

Dias 1 e 2 de julho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

 

– Emef Morro Grande (Morro Grande)

Dia 3 de julho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*