A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Educação, contratou em caráter de urgência 23 professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) para atuarem na rede municipal de ensino. A formalização ocorreu no final da tarde de ontem (1º), no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer, na Avenida Nestlé, ao lado do Centro Cultural Leny de Oliveira.

Dos 23 admitidos, são 10 para PEB I (Professor de Educação Básica de 1ª a 4ª série) – substituto e 13 de PEB I – 24 horas (EJA – Educação de Jovens e Adultos). Segundo comunicado publicado no Diário Oficial de terça-feira (31), a Prefeitura informou que a contratação fez-se necessária pelo fato da Secretaria de Educação estar em processo de efetivação dos docentes aprovados no último concurso público, já que o início do ano letivo ocorre na próxima segunda-feira (6).

Professores irão suprir vagas dos docentes aprovados em concurso público que ainda estão em processo de efetivação
Professores irão suprir vagas dos docentes aprovados em concurso público que ainda estão em processo de efetivação

“Decidimos contratar os professores ACTs para suprir as vagas dos docentes aprovados em concurso público que ainda se encontram em processo de efetivação. Estamos agilizando a perícia médica para que estes profissionais concursados comecem a atuar o mais breve possível”, explica a secretária de Educação, Mariana Mani Moura.

Para o ano letivo de 2017, a Secretaria anunciou a convocação de 154 profissionais PEB I, PEB I substituto e PEB II (5º ao 9º ano) aprovados em concurso público, realizado em 2015, sendo que 113 já foram efetivados. Além disso, também foram contratados 4 docentes, também concursados, para educação especial e 13 profissionais 24 horas. A rede contará também com nova equipe de gestores e monitores (ainda em processo de admissão) e estagiários, cujos contratos estão em trâmites burocráticos entre Secretaria de Educação e universidades.

 

 

Administração define horários de atendimentos das creches

 

Encontro entre prefeito, secretária de Educação, pais, professores e vereadores serviu para esclarecer dúvidas sobre as novas mudanças
Encontro entre prefeito, secretária de Educação, pais, professores e vereadores serviu para esclarecer dúvidas sobre as novas mudanças

A Prefeitura definiu os horários de atendimento das creches do município. Os alunos que estudam de manhã entrarão às 7h e sairão às 12h, enquanto os da tarde entram às 12h30 e saem às 17h30.

Com estas mudanças, as crianças que frequentam as unidades em período integral, terão acompanhamento pedagógico durante a manhã e à tarde participam de atividades de recreação assistida. Sendo assim, o almoço, antes servido às 9h40, passará para as 11h.

Os alunos irão para a casa já de banho tomado, além de alimentados. “Muitas mães chegam cansadas do trabalho e, com esse novo atendimento, elas terão mais tempo com seus filhos”, ressaltou a secretária de Educação, Mariana Mani Moura.

Entre as novidades anunciadas pela Educação está o projeto Contos, Cantos e Encantos, que, segundo a Secretaria, irá aperfeiçoar a musicalização e contação de histórias dentro das creches.

Nesse primeiro momento, para reforçar a quadro atual da educação infantil, já foram chamados 13 professores de Artes e 26 de Educação Física (aprovados em concurso público), além de monitores e estagiários. Todos esses casos estão em processo de admissão.

A partir do maternal II, jardim I e II serão implantadas as novas diretrizes com professores especialistas de Artes e Educação Física. A inclusão desses profissionais visa ajudar a desenvolver com as crianças os conceitos de Movimento e Corporeidade e Linguagens da Arte.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*