A Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional divulgou que o número de casos suspeitos e confirmados de dengue vem aumentando nas últimas semanas. Em média, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são notificadas 40 suspeitas da doença por dia na cidade.

Desde o começo deste ano, já foram 680 notificações – entre elas, há 272 casos confirmados da doença (226 autóctones e 46 importados), 140 negativos e 268 pacientes que aguardam resultados de exames para diagnóstico.

 A notificação das suspeitas é essencial para o monitoramento da doença. “É por meio dela que o gestor de saúde do Estado e do município ficam cientes da real proliferação da doença na cidade. Além disso, a notificação dos casos nos ajuda a mapear em quais regiões da cidade precisamos intensificar os trabalhos de combate e prevenção à dengue”, comentou Luciana Cristina Bianco, coordenadora do setor de controle de Endemias da Secretaria.

O monitoramento dos casos inclui ainda coleta de material que serve para identificar os vírus em circulação na cidade – até o momento, a Saúde já identificou o tipo 1.

“Até o sétimo dia após o aparecimento dos sintomas, a gente consegue identificar a virologia. Se ele chega depois do oitavo ou décimo dia, a gente vai saber apenas se o paciente teve a infecção, não é mais possível identificarmos o vírus”, explica.

As ações de combate a dengue continuam sendo feitas diariamente pelos agentes de saúde. Esta semana, a nebulização, que acontece apenas após a confirmação de casos, foi realizada no Belvedere e Parque Industrial. (Com informações da Secom)

Agentes de saúde-cor
Nebulização acontece apenas após a confirmação de casos da doença

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*