O Bosque 500 anos, localizado no Parque Santa Cândida, entre as ruas Júlio Ulson e Nicolau Canônico, já recebeu o plantio de 521 mudas de espécies nativas, desde 2012. A informação é do DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado ao Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente).
Deste total, estão 400 mudas plantadas em ação conjunta com a Intervias em 2012, mais 81 em serviços realizados pelo DMA e outras 40 no último sábado, dia 7, durante ação que fez parte do projeto Araras Mais Verde.

O plantio, que contou com a colaboração da comunidade, envolveu mudas de espécies variadas, como ipê branco, ipê amarelo, jequitibá, pau-ferro, jacarandá, jerivá, oiti, entre outras.
O projeto conta com supervisão de técnicos do DMA, que oferecem orientações técnicas para o plantio e o cultivo correto das mudas. O projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais realizar plantios em áreas onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular, gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.
O projeto incluirá ainda, nesta primeira fase, o plantio em mais duas áreas prioritárias: Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto 1). As datas dos plantios ainda serão definidas pelo DMA e devem acontecer ainda nesse ano.