No primeiro quadrimestre do ano foram atendidas na UPA 29.436 pessoas

A UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) Elisa Sbrissa Franchozza, na região leste, completa um ano de funcionamento nesta quarta-feira, dia 23. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 90 mil atendimentos foram realizados na unidade.

A UPA foi implantada no antigo Hospital Municipal Elisa Sbrissa Franchozza, ampliado e adaptado pela Prefeitura para abrigar a unidade. De porte 2, ela é destinada a cidades de 100 mil a 200 mil habitantes e conta com 12 leitos de observação.

No primeiro quadrimestre do ano foram atendidas na UPA 29.436 pessoas
No primeiro quadrimestre do ano foram atendidas na UPA 29.436 pessoas

A capacidade de atendimento, de acordo com o Ministério da Saúde, é de até 300 pacientes por dia. A unidade ampliou a capacidade de atendimento a pacientes com sintomas como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infartos, derrames, entre outros.

Para atender às determinações do Ministério da Saúde, foram construídas novas salas independentes para atender homens, mulheres e crianças, entre outras melhorias como adaptação de duas salas do antigo Hospital Municipal para abrigar uma sala de observação simples.

Os novos espaços têm capacidade para abrigar até 12 leitos – sendo 4 para os adultos masculinos, 4 para adultos femininos e mais 4 para pediatria, além da instalação de um posto de enfermagem e ampliação da sala de urgência.

De acordo com o dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, são realizados, em média, 240 atendimentos por dia. “A administração tem se esforçado bastante para garantir saúde de qualidade à população de Araras e a UPA vem reforçar este compromisso, ampliando os atendimentos na zona leste” comentou a secretária Vanda Pavan Bressan.

Com a UPA, o município passa a receber repasses mensais do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para manutenção da nova unidade. Até então, o antigo Hospital Municipal é mantido apenas com recursos da Prefeitura.

“O Governo Federal tem contribuído com investimentos para os municípios com a implantação de UPAs, Samu e outros equipamentos de saúde. Dessa maneira, tiramos a sobrecarga das Prefeituras que poderão aplicar os recursos próprios em outras ações em beneficio a saúde da população”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a inauguração da UPA de Araras, em 2014.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla falou da importância das melhorias que vêm sendo realizadas na saúde do município. “Com a implantação da UPA 24h, a regionalização do Samu e a ampliação e modernização do Pronto-Socorro da Santa Casa, o atendimento de urgências e emergências em Araras teve um ganho muito positivo. Aprimoramos a estrutura dos dois locais e, com isso, ampliamos a capacidade de atendimento para Araras e região”, destacou.         

 

Audiência pública

Balanço sobre os atendimentos na UPA 24h e outras informações sobre a saúde de Araras serão apresentados em audiência, que acontece no dia 29 de setembro, às 18h, na Câmara Municipal. Durante o evento, a secretária de Saúde vai apresentar  dados referentes ao 2º quadrimestre deste ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*