Os novos conselheiros municipais de Saúde que, juntamente com os demais integrantes do órgão, formam a configuração do colegiado para o biênio 2016/2018, tomaram posse na noite desta quinta-feira, dia 21. A cerimônia de posse foi na Câmara Municipal, onde já em seguida ocorreu também a primeira reunião extraordinária do conselho, para eleição de presidente, vice e secretária. Foi reeleita para a presidência Roberta Barbinato, tendo como vice Cleurice Aparecida Tavares da Cruz, e como secretária Tavane Anselmo Malaguesse.conselho saude empossados

Durante a posse, Roberta Barbinato enfatizou para os conselheiros a importância de atuarem com firmeza na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde). “O SUS está sempre sob permanente ataque. E ele é o plano de saúde de todo brasileiro. Precisa ser protegido e fortalecido. E no Congresso Nacional, por exemplo, há atualmente tramitando vários projetos de lei com intuito de enfraquecer e até acabar com o SUS. Precisamos ter uma atuação muito consciente e firme nesse sentido”, afirmou ela.

A secretária municipal de Saúde, Vandersi Pavan Bressan (Vanda), que também integra o conselho como representante da Secretaria, reforçou as palavras de Roberta. “Os prestadores de serviço, os planos de saúde privados, são importantes. Mas quando não cobrem algum procedimento, exame, cirurgia, o que se faz é procurar o SUS. Todos ganhamos com seu fortalecimento”, declarou.

 

Cidadão pode e deve acompanhar

O Conselho Municipal de Saúde presta serviço relevante ao município, ou seja, seus integrantes não recebem qualquer remuneração. A primeira reunião ordinária do colegiado está marcada para esta segunda-feira, dia 25, às 19h na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no posto Dr. João Geraldo Noronha, ao lado do Corpo de Bombeiros, no Belvedere. Ao longo do ano, as reuniões ordinárias estão marcadas sempre para o mesmo local e horário, sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês.

As reuniões são abertas ao público e todos podem se manifestar seguindo as regras vigentes. E também é possível acompanhar o trabalho do Conselho Municipal de Saúde (pautas e atas das reuniões) pelo site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br, clicando no ícone Casa dos Conselhos, utilizando depois o botão “Saúde” na coluna esquerda da tela.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*