Encontro aconteceu no salão social da UFSCar – Campus Araras.

Na última terça-feira, dia 25, foi realizado um encontro no auditório da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – Campus Araras, sobre a criação de uma associação para a implantação de uma escola infantil de Waldorf na cidade. A iniciativa foi organizada pelo grupo Waldorf Araras e contou com a participação de mais de 150 pessoas, dentre pais e educadores.

Encontro aconteceu no salão social da UFSCar – Campus Araras.
Encontro aconteceu no salão social da UFSCar – Campus Araras.

Segundo a psicóloga e escritora, Adriana Dezotti, nesta reunião foram formadas três frentes de trabalhos para o projeto, sem fins lucrativos, tais como: divulgação dos encontros; grupo de estudos de Antroposofia e Pedagogia Waldor; e Administrativa, no que se refere a estatutos e conhecimentos contábeis para a formação da associação. “A criação da escola waldorf já é um sonho antigo que resgatamos a fim de implantá-la em nossa cidade. Hoje contamos com um pequeno grupo de pais, mas precisamos de mais apoio para concluir esse objetivo”, comentou.

Além deste encontro, outras três reuniões serão marcadas pelo grupo, sendo a próxima agendada para o dia 26 de setembro, com data e horário ainda não definidos.

O grupo Waldorf Araras é composto por Adriana Dezotti, Ana Maria Passarini, Bianca Torre, Lilia Thomaz, Luiz Antônio Norder, Bianca Squaris, Lilia Thomaz, Felício Thomaz e Flávia Rolim.

 

Pedagofia Waldorf

É uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo alemão Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.

A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autónomo. Uma das características marcantes da pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir, do aluno, o cultivo precoce do pensamento abstrato. Almeja-se que as aulas sejam um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*