Encontro realçou a importância da articulação das forças de segurança

Guardas municipais de 15 cidades do interior participaram de encontro regional que aconteceu na última quarta-feira, dia 29, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores), que realçou a importância da articulação das forças de segurança para responder às crescentes demandas na prevenção e no combate à criminalidade, já que cada vez mais os municípios estão sendo onerados com gastos que poderiam ser direcionados para outros setores, também críticos.

Brambilla lembrou as responsabilidades de cada esfera de governo nas áreas federal, estadual e municipal, no tocante à segurança pública, e também discorreu sobre a importância da região da Aglomeração Urbana de Piracicaba, no contexto sócio-econômico do Estado de São Paulo e do Brasil.

“É preciso nos organizarmos para que a atuação das forças de segurança seja mais eficiente, já que nossa região é integrada por muitas rodovias que cortam os municípios, favorecendo a circulação de infratores da lei, mas, paralelamente a isto, precisamos levantar e levar nossas demandas ao Governo do Estado, com vistas à obtenção de recursos em um esforço conjunto para melhorar as condições de segurança da nossa sociedade”, comentou.

Durante as exposições, Rômulo Gobbi, secretário de Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste/SP, apresentou um balanço das duas reuniões anteriores e discorreu sobre diversos assuntos, entre outros na área fiscalização de trânsito, isenção de pedágio de viaturas em rodovias estaduais; repressão à perturbação do sossego público advinda do som estridente emanado de veículos, inclusão do telefone 153 como serviço público de emergência, que permite as ligações sem cobrança dos usuários pelo serviço.

Encontro realçou a importância da articulação das forças de segurança
Encontro realçou a importância da articulação das forças de segurança

Maurício Miranda de Queiroz, delegado de Polícia e secretário de Segurança Pública de Limeira/SP, fez uma detalhada exposição sobre o sistema de monitoramento por câmeras que estão sendo  implantados naquela cidade e dos resultados  positivos que vêm sendo obtidos, com expressiva redução de índices em diversas modalidades de delitos.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras, João Tranquillo Beraldo, discorreu sobre assuntos de interesse comum e apresentou  algumas ações bem sucedidas que vêm sendo praticadas pela Guarda Municipal e pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), no sentido de redução e prevenção de delitos e de acidentes o trânsito, algumas em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil, realçando a absoluta necessidade de integração e apoio mútuo entre as forças de segurança, respeitando-se a área de competência de cada uma delas.

Na avaliação do secretário, o encontro atingiu plenamente os objetivos propostos e o próximo já está agendado para a última semana de setembro, no município de Charqueada. “Durante este intervalo de tempo, deveremos operacionalizar algumas ações tratadas e buscaremos também estreitar o contato com a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Piracicaba, vinculada à Emplasa (Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano), órgão do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa vem de baixo para cima, pois acredito que todos os municípios são diretamente interessados na implementação de políticas regionais. Precisamos dar força e vigor à Câmara Temática de Segurança Pública do Aglomerado e o fortalecimento dessas políticas será facilitado quando tivermos a transformação do Aglomerado Urbano de Piracicaba em Região Metropolitana. Já há um Projeto de Lei tramitando na Assembleia Legislativa com este objetivo”, disse o secretário.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*