O último balanço da Secretaria de Saúde apontou 2.071 casos de dengue em Araras, o que representa que 1 em cada 61 ararenses tiveram dengue este ano. Os dados foram contabilizados com as informações desta quarta-feira, dia 13. A zona sul é a região com mais casos da doença, seguida da oeste e do centro.
Dos casos confirmados, 1.945 são autóctones e 126 importados. Foram negativados 798 casos e 287 pacientes aguardam o resultado dos exames laboratoriais. As suspeitas notificadas foram 3.156. A reportagem chegou ao índice dividindo o número de habitantes (127.661) pelo de casos confirmados (2.071).
Atualmente está aberta uma tomada de preços (nº 008/2015) para contratar empresa especializada na elaboração do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. O encerramento do certame será às 10 horas do próximo dia 21. Uma pesquisa aponta que a gestão correta do lixo e a existência de um plano de gerenciamento de resíduos são elementos fundamentais para que os índices de doenças, entre elas a dengue, diminuam nos municípios.
Um estudo aponta que a gestão correta do lixo e a existência de um plano de gerenciamento de resíduos são elementos fundamentais para que os índices de doenças, entre elas a dengue, diminuam nos municípios. Como exemplo, usaram a cidade de Nazaré Paulista, em São Paulo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a cidade possui um Plano de Gestão de Resíduos ativo. Até agora, a região não registrou nenhum caso da doença. O levantamento também mostra que em cidades onde não há um plano de gestão de resíduos, os casos de dengue dispararam.