Formada por 10 alunos e coordenada pelo professor de robótica da escola, Leonardo Curtolo Leandro, a equipe irá concorrer em quatro categorias.

A equipe Insabots, composta por alunos do Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), irá representar Araras na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League, que acontece na Brasília/DF. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de março. Formada por 10 alunos e coordenada pelo professor de robótica da escola, Leonardo Curtolo Leandro, a equipe irá concorrer em quatro categorias: desafio e design do robô, projeto de pesquisa e trabalho em equipe.

Segundo a organização, para esta temporada, o tema do torneio será World Class, que coloca em debate o futuro da educação e a busca pelo conhecimento de forma criativa e desafiadora. No entanto, os times devem escolher um assunto relacionado à aprendizagem, criar e apresentar projetos inovadores que possam melhorar a busca pelo conhecimento.

De acordo com a equipe ararense, para o projeto de pesquisa, o grupo inovou e usou a criatividade para criar um aplicativo que poderá ser utilizado por deficientes visuais para facilitar o aprendizado em geometria. Chamado de PIT-NFC (Projeto Insabots Tecnológico com NFC), a iniciativa consiste em uma etiqueta com tecnologia NFC (Near field communication, em português: Comunicação de Campo Próximo) que é colocada em uma forma geométrica, cadastrada em um aplicativo já existente, chamado Tag Writer. Após o registro das informações, basta encostar o aparelho celular (que já venha com NFC) na figura, onde o celular “falará” o que a pessoa está segurando e citando um exemplo, sendo que quem fica responsável pela leitura da etiqueta é o aplicativo, denominado PIT NFC (Projeto Insabots Tecnológico com NFC).

No último dia 25 de fevereiro, a equipe apresentou o projeto ao prefeito em exercício Carlos Alberto Jacovetti (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), no Paço Municipal. Na ocasião, Jacovetti mostrou interesse em futuramente adquirir a tecnologia para ser implantada aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino.

Mais informações podem ser obtidas pela internet no site insabots.jimdo.com ou na fanpage facebook.com/Insabots. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*