1º plantio do projeto Araras Mais Verde aconteceu no último sábado, dia 13, próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva

Araras quer intensificar ainda mais a arborização urbana, esse é o foco o novo projeto Araras Mais Verde, lançado no último sábado, dia 13, em área verde, localizada próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva, em frente ao Clube dos Bancários.

No local, foram plantadas 40 mudas de espécies nativas variadas, como ipê branco, ipê amarelo, jequitibá, pau-ferro, jacarandá, jerivá, oiti, entre outras. O evento contou com a participação de integrantes do grupo de escoteiros Arara Azul e dos vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) Breno Zanoni Cortella e Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê), o segundo inclusive é o autor da indicação do projeto.

1º plantio do projeto Araras Mais Verde aconteceu no último sábado, dia 13, próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva
1º plantio do projeto Araras Mais Verde aconteceu no último sábado, dia 13, próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva

O Projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais arborizar áreas, onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.

O projeto incluirá nesta primeira fase o plantio em outras três áreas: Bosque 500 anos (Jardim Cândida), Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto).

A arborização urbana traz benefícios aos municípios. Mais que o embelezamento estético da paisagem urbana, a arborização ameniza a poluição sonora, permite a infiltração da água da chuva no solo atingindo os lençóis freáticos, abrigo a fauna, reduzem significativamente a poluição do ar, proporcionam conforto térmico e bem estar psicológico as pessoas, protegem o lençol freático, amenizam a força do vento, valorizam imóveis, proporcionam aumento na umidade relativa do ar, reduzem impactos do aquecimento global, diminui o microclima amenizando o efeito das ilhas de calor entre outros.

A ideia do projeto é estimular ainda mais a educação ambiental. As atividades de plantio serão amplamente divulgadas na mídia em geral, assim como informações sobre a importância da arborização urbana.

O projeto também tem por objetivo fomentar a formação de agentes socioambientais, multiplicando assim as ações voluntárias em prol da preservação ambiental. (Com informações Secom).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*