Evento aberto à comunidade abordará o tema ‘Suicídio: precisamos conversar sobre isso’uniararasO curso de psicologia da Fundação Hermínio Ometto vem realizando eventos que visam a reflexão da psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Assim, nos dias 11 e 12 de setembro promoverá a 13ª edição do Simpósio de Psicologia e Cidadania, destinado à comunidade interna e externa. Este ano o tema ‘Suicídio: precisamos conversar sobre isso’  envolverá uma discussão com profissionais de diversas áreas, abordando os assuntos sobre diferentes perspectivas. Os interessados devem se inscrever pelo site: http://eventos.uniararas.br/sites//simposiopsicologia/2017. As vagas são limitadas. A taxa de participação é de R$ 25 para estudantes e R$ 50 para profissionais.

Programação

11/09

8h30 às 11h – Mesa-redonda – Suicídio: processos de luto e formas de comunicação

Local: Auditório do Bloco A

Eliana das Graças dos Santos Tibana, psicóloga clínica, pós-graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Possui Aprimoramento em Luto e Morte pela PUC-SP e Curso de Luto por Suicídio pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Profa. Dra. Fernanda Cristina Marquetti, terapeuta ocupacional. Pós-doutora em Saúde Pública pela USP. Docente do programa de pós-graduação interdisciplinar em saúde da Unifesp. Responsável pelo diretório de pesquisa CNPQ Percursos suicidas.

19h30 às 20h – Abertura oficial do evento

Local: Auditório do Bloco A

20h às 22h – Conferência de Abertura – Suicídio e Depressão: epidemiologia, fatores de risco e avaliação

Local: Auditório do Bloco A

Prof. Dr. Makilim Nunes Baptista, psicólogo pela Universidade São Judas Tadeu, com mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco – Itatiba; bolsista produtividade pelo CNPq; coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental (LAPSAM-III) do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; membro do Grupo de Trabalho de Família da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI); membro da Rede Mundial de Suicidólogos. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

12/09

8h às 9h – Roda de Conversa – Suicídio e tentativas de suicídio: relatos de experiência em Psicologia

Local: Auditório do Bloco A

Profa. Dra. Raquel Pondian Tizzei

Profa. Ma. Camila Carmo de Menezes 

9h30 às 11h – Mesa-redonda – Comportamento Suicida: mitos, fatores protetivos, fatores de risco e atenção à ocorrência

Local: Auditório do Bloco A

Gabriela Cremasco, psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica (bolsista Capes). Realiza pesquisas no campo da saúde mental, atuando principalmente com os temas depressão e suicídio.

Dr. Ronnie Peterson Meyer – médico formado pela Universidade Severino Sombra – Vassouras – RJ. Médico emergencista na Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. Médico Intensivista na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro e Hospital São Rafael, diretor médico do Samu Regional de Rio Claro.

19h30 às 22h – Mesa-redonda – O suicídio e as demandas para a Psicologia

Local: Auditório do Bloco A

Elis Regina Souza Peito Urtubia Cornejo, mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/BS). É colaboradora e pesquisadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Atua como facilitadora dos Grupos de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio Vita Alere (Vila Mariana/SP e Baixada Santista) e é psicoterapeuta na abordagem psicanalítica.

Helton Marculino de Souza, especialista em saúde mental pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em psicologia analítica Junguiana pela Unicamp. Membro fundador do Instituto Gaia Psicologia Analítica.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*