Arquiteta faz apresentação do estudo sobre paisagens culturais de Araras
Arquiteta faz apresentação do estudo sobre paisagens culturais de Araras

Um estudo detalhado sobre paisagens culturais e naturais de Araras foi apresentado nesta terça-feira, dia 23, em evento que aconteceu no Centro de Formação Continuada Professor Dirçon Kammer/Polo Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, apresentou este estudo técnico inédito que será de fundamental importância para embasar proposituras que serão feitas para a conclusão da revisão do Plano Diretor. “Este é um trabalho inédito em nosso município, de extrema importância para podermos concluir a revisão do nosso Plano Diretor”, comentou o secretário de planejamento Fábio Franco.

Mapas e históricos relativos ao estudo e que imprimem a identidade do município foram apresentados pela arquiteta e urbanista Vanessa Gayego Bello Figueiredo, doutora em planejamento urbano. O material também inclui um documento intitulado “Linha do Tempo – Evolução Urbana e Patrimônios”, da qual constam fatos desde 1727 até praticamente a atualidade, com informações relativas a patrimônios culturais e naturais, e também ao processo de urbanização e industrialização no município.

“Este estudo fará com , na fase de proposituras da revisão do Plano Diretor, o poder público e a sociedade possa debater alterações no uso e ocupação do solo de modo a respeitar as características e os valores das nossas paisagens culturais, sobretudo no tocante à própria ampliação da noção de patrimônio e à aproximação entre as dimensões cultural, natural, material e imaterial”, comentou a arquiteta.

Engenheiros, arquitetos, membros de conselhos ligados ao patrimônio e à cultura de Araras, historiadores, ambientalistas, representantes de outros conselhos e profissionais de imprensa acompanharam a apresentação. Em breve, todo o material relativo às paisagens culturais de Araras, bem como a linha do tempo que integra o estudo, serão disponibilizados pela Prefeitura para toda a sociedade, por meios digitais.

 

Quem fez o estudo?

A autora do estudo sobre as paisagens culturais de Araras é Vanessa Gayego Bello Figueiredo, doutora e mestre em planejamento urbano e regional pela FAU USP – Universidade de São Paulo (2005). É docente na FAUPUCC – Pontifícia Universidade Católica da Campinas, pesquisadora da FUPAM – Fundação para a Pesquisa Ambiental da FAU USP, além de membro do ICOMOS e do Comitê Brasileiro do TICCIH.

Ela foi subprefeita de Paranapiacaba e Área de Mananciais de Santo André e gestora de políticas públicas na Prefeitura de Santo André (2001-2008). Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, preservação cultural, paisagem cultural, planejamento da paisagem, paisagismo, gestão de políticas públicas urbanas, plano diretor, lei de zoneamento urbano, planejamento estratégico situacional, instrumentos urbanísticos, habitação, regularização fundiária, transporte, turismo, participação cidadã e economia solidária.

(MGC)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*