Exercício físico também deve ser inserido na rotina das crianças desde cedo.

Correr, pular, brincar… A infância é tempo de gastar muita energia, pois é uma fase da vida onde educação, valores e crenças estão sendo apresentados à criança e o exercício físico também deve ser inserido na rotina dos pequenos desde cedo. Uma forma de isso acontecer com naturalidade é os pais praticarem, pois o exemplo é sempre seguido pelo filho. Não adianta somente ensinar. O que vale muito é ser.

Exercício físico também deve ser inserido na rotina das crianças desde cedo.
Exercício físico também deve ser inserido na rotina das crianças desde cedo.

Para a educadora física da Fisio&Sports, de Araras, Karina Luperini, que também é mãe, estimular a criança por meio do lúdico é fundamental para o seu desenvolvimento motor e geral. “Algumas crianças, praticantes de esportes como futebol, por exemplo, que têm seus pais praticantes de exercícios em academias, acabam se espelhando neles. Tem sido uma surpresa agradável a procura de exercícios funcionais para as crianças, porém a abordagem e didática desses exercícios se distingue daquela aplicada aos adultos, pois deve respeitar as características e necessidades de cada faixa etária, além de apresentar um ambiente lúdico e/ou recreativo”, acrescenta.

Outras questões que levam os pais a inserir os filhos desde pequenos em academias é a obesidade infantil ou mesmo os desvios posturais.

Para o médico endocrinologia, Luis Vicente Berti, em entrevista para a revista Veja, trocar o passeio no shopping por uma ida ao parque já ajuda, e muito, a inserir a atividade física na rotina do filho. “As crianças precisam gastar energia todos os dias e manter o corpo ativo. Hoje, elas estão muito sedentárias e, com uma alimentação inadequada, acabam ganhando peso”, afirma. Também é importante estimular o filho a participar de aulas de esportes na escola ou em clubes.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*