No segmento de venda de chocolate, a expectativa é maior que o ano passado, por conta do frio.

A ACIA (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras) acredita que as vendas para o Dia dos Namorados podem crescer de 1,5 a 2,0% em relação ao ano passado. De acordo com a Associação, esta previsão, apesar de ser conservadora, também aponta para as compras de última hora, baseadas no comportamento dos consumidores diante do cenário econômico.  “Existe uma tendência para presentear nesta data, de valores mais acessíveis, pois os consumidores estão fugindo das altas taxas de juros dos cartões de crédito e do cheque especial”, comentou Luiz Roberto Biaggio, gerente executivo da entidade.

Em matéria divulgada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), com base nos últimos indicadores de varejo, a previsão é de uma forte queda nas vendas de Dia dos Namorados na comparação com o ano passado.  Mas, destaca que o segmento de vestuário pode ter um bom desempenho caso as temperaturas fiquem baixas, impulsionando as vendas de itens da moda outono-inverno.

De acordo com Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, o recuo deve ocorrer, sobretudo, porque os fatores macroeconômicos que derrubam a economia permanecerão adversos. “O Dia dos Namorados é uma data em ascensão, mas muito voltada para os presentes de menor valor, comprados à vista. Bijuterias, sapatos, cosméticos, perfumes, bolsas, adereços e roupas serão os produtos de maior popularidade”, diz.

Em Araras, o proprietário de uma loja de produtos de chocolate, Carlos Augusti, acredita que as vendas serão boas neste ano, ainda mais por conta das baixas temperaturas.

“A indústria do chocolate lançou muitos produtos diferentes nesse ano. Acredito que as vendas serão melhores que o ano passado, mas em 2015 o dia dos namorados caiu no sábado, esse ano cai num domingo. Porém, a previsão é para vender bem, e a venda de chocolate aumenta por conta do frio”, ressalta.

O horário comercial em Araras na sexta-feira, dia 10, será das 9 às 22 horas. E no sábado, dia 11, o comércio funcionará das 9 às 18 horas.

Para que o consumidor não saia prejudicado, o Procon de Araras, órgão de defesa do consumidor, publicou dicas. Veja mais.

 

 

 

Dicas para compras do Dia dos Namorados

 

  • Pesquise os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista. Muitas lojas oferecem bons descontos.

 

  • Pense bem antes de optar por uma compra a prazo, pois as parcelas não devem comprometer seu orçamento. Compare o preço à vista com o valor total financiado.

 

  • No caso de optar por parcelar a compra pelo cartão de crédito, verifique a taxa de juros estabelecida no contrato e encargos (em caso de atraso).

 

  • Se o pagamento da compra parcelada for por meio de carnê ou boleto bancário e estes não chegarem até a data de vencimento da parcela, dirija-se à loja e efetue o pagamento mediante recibo. O não recebimento do carnê ou boleto não isenta o consumidor do pagamento da parcela no vencimento.

A cobrança de boleto bancário é abusiva, de acordo com os artigos 39, inciso V e 51 – inciso IV e parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além de ser proibida no Estado de São Paulo pela Lei 14.663/2011. Também é abusiva a cobrança diferenciada para pagamentos com cartão e dinheiro, quando a compra não for parcelada. O fornecedor também não pode exigir valor mínimo para pagamentos com cartão.

 

O Procon de Araras também separou algumas dicas de presentes para o dia dos namorados:

 

Flores

 

Nesta época, os mais românticos procuram por flores, o que acaba contribuindo para a elevação dos preços. Sempre é recomendável pesquisar preço, o tipo da flor e do arranjo, pois dependendo do material utilizado, o preço poderá ter alterações consideráveis.

Para a entrega, não deixe de verificar o valor do frete. Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. Não se esqueça de confirmar se a pessoa recebeu tudo e reclame caso haja divergência entre a encomenda e a entrega.

 

Cestas temáticas

 

As cestas temáticas como de pães, frutas, flores, também são procuradas no dia dos namorados, verifique se todos os itens estão dentro do prazo de validade e exija que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos (cosméticos, por exemplo) ou com flores. Procure ainda verificar se a pessoa que vai receber o presente possui alguma restrição nutricional em sua dieta (diabéticos, vegetarianos, hipertensos, entre outros) e solicite que o fornecedor confirme a entrega.

 

Restaurantes e casas noturnas

 

A informação referente à taxa de serviço deve ser prestada no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive, discriminando o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional. O estabelecimento também deve informar previamente sobre as cobranças de couvert e de couvert artístico. Em casas noturnas, a cobrança de consumação mínima é ilegal. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, é proibido ao fornecedor impor limites quantitativos de consumo a seus clientes. Outra cobrança considerada abusiva é a multa pela perda da comanda. O Procon/SP entende que a obrigação de registrar e controlar todos os itens consumidos é do estabelecimento. Portanto, esta responsabilidade não deve ser transferida para o consumidor.

 

Hotéis e motéis

 

Ambos têm a obrigação de prestar esclarecimentos quanto à informação de preços praticados. Confira às possibilidades de acomodação, os respectivos preços, as formas de pagamento e quantas horas compreendem a diária/pernoite. Os preços dos itens contidos no frigobar também devem ser informados previamente e por escrito. Em geral, motéis e hotéis fazem promoções para essa data. Portanto, convém comparar as vantagens oferecidas e, claro, fazer reserva.

 

Vale presente

 

Na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas optam pelo “vale presente”. É importante definir com o lojista, e anotar na nota fiscal, como será restituída a eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto.

O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Todas as informações sobre o vale presente (tipo de artigo,  marca e valor) devem constar por escrito, além de eventual prazo para usá-lo.

 

Compras pela internet

 

Nas compras feitas pela internet, assim como ocorre nas aquisições por telefone ou catálogo, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até sete dias – contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento ao valor do frete, a forma de pagamento e a política de troca do site e às informações. O consumidor também pode optar por sites de compras coletivas, que reúnem ofertas de estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes, lojas de varejo, clínicas de estética, agências de turismo, teatro e outros. Os descontos prometidos podem atrair o interesse do consumidor, que deve ficar atento em todos os detalhes da oferta. Em caso de dúvida, consulte o SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão) da empresa. Se o consumidor tiver problemas com o produto ou o serviço adquirido, tanto o estabelecimento comercial que fez a oferta, como o site de compra coletiva podem ser procurados, pois ambos são responsáveis por solucionar a questão.

Existem, ainda, os sites que reúnem as promoções de diversos sites de compras coletivas. Eles não têm responsabilidade por eventuais problemas na comercialização dos produtos e serviços, pois apenas divulgam as ofertas existentes.

 

 

 

Fique atento

 

  • O Procon-Araras/SP recomenda que todo o material publicitário e o regulamento das promoções devem ser lidos e guardados.

 

  • Evite compras feitas com vendedores informais que não fornecem nota fiscal e garantia dos produtos.

 

  • Artigos expostos em vitrines devem ter o preço à vista e o Custo Efetivo Total (CET) dos produtos afixados, bem como as condições de pagamento.

 

  • Lojistas que aceitam cheques não podem impor limite de prazo de abertura da conta corrente para aceitá-los (contas com prazo inferior a seis meses ou um ano).

 

  • Pagamentos efetuados com cartão de crédito à vista não pode sofrer alteração no preço.

 

  • Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos.

 

  • Para efetuar reclamação de vício (aquele que possui defeito que não traz risco à saúde e segurança do consumidor) o prazo é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias, para duráveis (alimentos, por exemplo).

(Gabriela Grigoletto)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*