Família Guimarães deixou o Paraná para os filhos treinarem em Araras.
Família Guimarães deixou o Paraná para os filhos treinarem em Araras.

O esporte é repleto de histórias especiais e uma delas aconteceu recentemente no Projeto Kimono de Ouro em Araras. Eduardo e Nani Guimarães, pais de Eduarda e Guilherme, sempre incentivaram e apoiaram, inclusive financeiramente, os filhos a praticarem judô. Moradores da cidade de Guarapuava, no Paraná, matricularam Guilherme e Duda, então com 12 e 13 anos, respectivamente, nas melhores academias locais e logo os resultados começaram a aparecer.

Os adolescentes acumularam conquistas regionais e estaduais, entre elas oito títulos paranaenses para Duda e dois para Guilherme, além de medalhas de ouro em Jogos Regionais representando cidades paulistas. Mas o Paraná estava ficando pequeno para eles. Os atletas receberam propostas, nem todas cumpridas, e mudaram-se para Foz do Iguaçu/PR, na primeira empreitada da família em busca do sonho dos filhos. Mas ainda não era o ideal.

Por meio de um amigo judoca, Duda, hoje com 17 anos, ficou sabendo da Seletiva do Projeto Kimono de Ouro, realizada em julho do ano passado. Ela e o irmão, Guilherme, que faz 16 anos no próximo dia 16, foram aprovados nas avaliações e a família Guimarães não hesitou em deixar o Paraná para mudar-se para Araras. Desde outubro, os irmãos, ambos faixa roxa, fazem parte do Projeto Kimono de Ouro, onde encontraram a estrutura e os profissionais que nunca tiveram.

Para Eduardo e Nani, uma das decisões mais acertadas que a família tomou em benefício da ainda curta carreira dos jovens atletas. “Nossos filhos nunca treinaram num projeto como o Kimono de Ouro. Eles precisavam de novos desafios e encontraram em Araras toda a estrutura e apoio profissional para crescerem no judô. Esportivamente falando, é tudo que a gente sempre procurou”, conta o chefe da família, Eduardo Guimarães.

Junto com a esposa Nani, Seu Eduardo produz e comercializa salgados, o que fez da decisão de vir a Araras ser vista também como um novo desafio profissional aliado a realização do sonho dos filhos. “Quando ficamos sabendo que eles passaram na seletiva, alugamos uma casa pela internet, no Jardim Cândida, apenas vendo fotos. Fomos conhecer nossa nova moradia apenas no dia da mudança, em 28 de outubro. Felizmente, gostamos muito da casa e do bairro, o que torna nossa decisão ainda mais acertada”, comemora Nani.

“O Judô aqui é muito diferente, muito melhor. Entregamos nossos filhos aos cuidados do Projeto Kimono de Ouro e não nos arrependemos. Estamos felizes e satisfeitos em ter, pela segunda vez, deixado tudo para trás para realizar o sonho dos filhos. Agradeço ao sensei Marcos Mercadante por ter ofertado tudo o que buscávamos. Um local onde eles são educados e valorizam o que têm”, finaliza Eduardo.

 

Lucas Neri

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*