Lançamento oficial do evento aconteceu durante coletiva de imprensa realizada na manhã da última sexta-feira, dia 13, no Centro Cultural.

Com o objetivo de valorizar o ensino superior em Araras e que o aluno opte por seguir seus estudos na cidade, a Secretaria da Educação e Prefeitura de Araras, organiza a 1ª Feira da Educação entre os dias 25 e 27 de Março, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O lançamento oficial do evento aconteceu durante a coletiva de imprensa realizada na manhã da última sexta-feira, dia 13, no mesmo local em que será organizado.

Durante o lançamento, a secretária municipal de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri agradeceu aos representantes das instituições presentes que participarão do evento. “Sem vocês a feira não aconteceria. E, agora, caberá a vocês ampliarem a divulgação das oportunidades que oferecem em suas escolas, cativando nossos jovens e adultos, para que eles se sintam estimulados a adquirir e aprimorar seus conhecimentos, pois a cidade e o País precisam de pessoas bem preparadas”, afirmou.

No entanto, o prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) enfatizou aos representantes das instituições de ensino que a participação deles na feira ajudará a expandir os horizontes dos visitantes. “É preciso dar esperança e perspectiva às pessoas, especialmente aos jovens. Ninguém traz no DNA qualquer condição de exclusão. As melhores escolas têm que estar acessíveis a todos. Seja no ensino gratuito, seja no pago por meio de programas de bolsas e financiamentos. Só assim daremos às pessoas as condições para serem donas do seu destino”, disse.

Segundo a organização, a feira contará com programação simultânea de palestras, orientação vocacional e outros atrativos para os visitantes. Nos próximos dias a programação completa será divulgada pela Secretaria Municipal da Educação. Vale ressaltar que o evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

Guia do Estudante

Durante o lançamento oficial da feira, também foi apresentado o Guia do Estudante em versão digital, onde os estudantes de Araras e os jovens ou adultos que pensam em voltar para a escola terão pela primeira vez uma plataforma com informações integradas sobre todas as oportunidades de conhecimento à disposição, na cidade e também na região.

O site www.araras.sp.gov.br/guiadoestudante entrou no ar oficialmente na última sexta-feira, dia 13, e é uma versão digital do Guia do Estudante impresso, material que será distribuído gratuitamente nos três dias de feira, para todos os que visitarem o evento. O Guia é parte integrante de um kit com box personalizado que será entregue aos participantes da feira.

O conteúdo foi formatado pela Secretaria Municipal de Educação a partir de uma determinação do prefeito Brambilla. “Nós pedimos que esse material fosse confeccionado para estimular nossos jovens e adultos, além de mostrar que as oportunidades de ensino em Araras existem e vale a pena aproveita-las”, comentou.

À frente da elaboração do Guia, que contou com suporte de vários profissionais da Secretaria Municipal de Educação, o coordenador do polo de Araras da UAB (Universidade Aberta do Brasil) Eber Mariano, disse que a confecção do material foi complexa. “É muita informação, complicada para se reunir e sistematizar. Foi um trabalho árduo, mas valeu a pena e agora, precisamos dar sequência atualizando primeiro no portal digital o que houver de novidades, depois, futuramente, em outras edições impressas, pois esse universo de ensino é muito dinâmico e Araras conta com intensa movimentação e incremento nas opções de estudos”, afirmou.

Segundo o coordenador, o Guia também descreve as profissões e indica aos interessados quais os tipos de empresas que costumam recrutar cada categoria profissional. No entanto, o portal e também o volume impresso disponibilizam fluxogramas e infográficos com orientações para apontar caminhos aos que querem dar seguimento aos estudos, dependendo do nível de ensino, concluído ou não. (Com informações da Secom)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*