Competição acontece amanhã, dia 12, no campus da instituição.

A FHO|Uniararas (Fundação Hermínio Ometto) é uma das instituições escolhidas para sediar a etapa regional da Maratona de Programação 2015, evento internacional organizado pela ACM (ACM-ICPC) – instituição norte-americana de destaque na área de Computação – e pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação). A competição acontece amanhã, dia 12, no campus da instituição.

O evento deste ano será disputado em 45 sedes distribuídas em quase todos os Estados. Em São Paulo, as cidades escolhidas foram: São Paulo/Capital, São José dos Campos, Araçatuba, Marília, Santos, Sorocaba e Araras.

Competição acontece amanhã, dia 12, no campus da instituição.
Competição acontece amanhã, dia 12, no campus da instituição.

Segundo a organização, cerca de 30 equipes, com quatro integrantes cada, disputarão o torneio este ano e são esperados times da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), PUCCamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), USP (Universidde de São Paulo) – São Carlos, IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) – São Carlos, Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo), entre outras instituições da região.

A competição é realizada em times, compostos por três alunos cada, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos problemas entregues. São desafios que exigem dos estudantes raciocínio lógico matemático na elaboração de uma solução e conhecimento de ao menos uma linguagem de programação de computadores. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição.

Os melhores classificados na etapa regional seguem para a Final Nacional e, sucessivamente, os primeiros colocados disputarão a Final Mundial do ACM-ICPC no ano seguinte. Em 2012 os alunos do curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas chegaram à Final Nacional, disputada em Londrina (PR).

De acordo com o Coordenador do curso de Sistemas de Informação da FHO|Uniararas, Rogério Cardoso, a maratona é muito importante para estudantes da área, por incentivá-los a agir rapidamente, trabalhando em grupos, administrando o tempo e cronogramas, sabendo lidar com a pressão e as adversidades, qualidades exigidas do profissional da área no mercado de trabalho. “É fundamental que as pessoas tenham capacidade de resolver problemas cada vez mais complexos e para isso é necessário estar preparado em termos de conceitos, técnicas e experiência prática. E isso nem sempre é possível em sala de aula, portanto é importante para os alunos investirem esforços neste tipo de competição. Além disso, as principais empresas de tecnologia como Facebook, Google, Twitter, Microsoft, UOL entre outras, contratam e valorizam os profissionais que tenham participado de competições como esta”, apontou Cardoso.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*