O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, confirmou na noite da última segunda-feira, dia 8, que o governo federal reabrirá o sistema do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A decisão foi anunciada pelo ministro no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, mas a informação já estava disponível minutos antes do início do programa em seu perfil pessoal no Facebook. “É com muita alegria que anuncio que teremos, em 2015, a segunda edição do Fies. Novos contratos de financiamento serão possíveis”, afirmou Janine, pela rede social.
No “Roda Viva”, ele disse que ainda não foi definida a data das inscrições e também a quantidade de vagas para novos contratos que estarão disponíveis no segundo semestre deste ano. “Nós vamos abrir o Fies, vamos ter uma segunda edição este ano. Não posso anunciar quantas vagas, mas isso será definido nos próximos dias. Porém vamos mudar os critérios”, afirmou ele.
No Facebook, o ministro da Educação disse que a segunda edição do programa vai priorizar cursos com notas 4 e 5 nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação, e que estudantes matriculados em instituições das regiões Norte e Nordeste, “por suas necessidades especiais, serão também priorizadas”. Além disso, só poderão solicitar financiamento estudantes com renda familiar de até 20 salários mínimos. (Com informações do Ministério da Educação)