Relatórios estatísticos do Denatran apontam em Araras, em janeiro deste ano, uma frota de 100.683 veículos
Relatórios estatísticos do Denatran apontam em Araras, em janeiro deste ano, uma frota de 100.683 veículos

Relatórios estatísticos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontam em Araras, em janeiro de 2018, uma frota de 97.369 veículos. Um ano depois este volume subiu para 100.683

O Opinião consultou os registros do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e constatou que a frota do município por tipo de veículo registrou em janeiro de 2017 um total de 94.640, em janeiro de 2018 este número saltou para 97.369, portanto um aumento de 2,88%, e em janeiro de 2019 o crescimento foi de 3.314, totalizando 100.683, um aumento de 3,40%. O número de automóveis passou de 52.116 (2017) para 53.532 (2018) e atingiu 55.160 (2019). Já o número de motos foi de 20.065 (2017) para 20.536 (2018), chegando a 21.132 (2019). Confira as variações dos outros tipos de veículos no período na tabela.

Prefeitura comenta os números e sobre placas padrão Mercosul

Para o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Laerte Tognasca Neto, “o aumento da frota impacta no tráfego em geral, na circulação, estacionamento e parada de veículos. Com isso, as ações são estudadas para melhora da fluidez e segurança viária”. Ele também comentou sobre a adoção do modelo de placas padrão Mercosul no Estado de São Paulo, que ocorrerá a partir de 30 de junho para o registro de veículo 0 km, para transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (em procedimentos como mudança de categoria e segunda via). “Por competência, cabe ao órgão estadual de trânsito a troca das placas dos veículos (modelo Mercosul). Acreditamos que o Detran/SP tomará todas as medidas em relação ao assunto, inclusive programas de comunicação social à população, informando das alterações e providências a serem tomadas, divulgando em todas as mídias as mudanças”, explicou quando questionado sobre orientação aos munícipes sobre este procedimento.

CPI9
Com uma população estimada em 132.934 habitantes em 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Araras registrou em janeiro desde ano um veículo para cada 1,3 habitante. Em relação à quantidade de automóveis totalizou dois para cada cinco pessoas, o que corresponde a uma média de dois carros por família. Já com relação ao número de motos, a média é de seis pessoas por veículo

A Secom (Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional), que tem no comando o jornalista Célio Casarin, também esclareceu sobre ações diretas que a Prefeitura tem vários projetos de melhorias do trânsito, todos dependentes de recursos para sua execução. “Num desses projetos Araras já foi contemplada pelo governo estadual no repasse de uma verba de R$ 657 mil para aplicação exclusivamente em obras de melhorias no trânsito da cidade. A verba será repassada por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com fiscalização do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito). As licitações já foram abertas para definição de empresa que instalará dispositivos que disciplinem o trânsito e a consequente diminuição do risco de acidentes. São rotatórias, lombofaixas e lombadas em vários cruzamentos da cidade”.

Outro projeto de melhoria no trânsito, conforme a pasta, engloba a duplicação de avenidas e a interligação de bairros. “Araras se inscreveu no programa Pró-Transportes, do governo federal, solicitando verba em financiamento a juros baixos, mas o repasse ainda não foi oficializado. O projeto inscrito no governo federal trata da duplicação da avenida João Rossi; interligação da avenida Presidente Vargas e avenida João Rossi; e interligação do Parque Tiradentes e Residencial Jair Della Coletta”.

Outras notícias

COMPARTILHAR