“FICHA SUJA”

O deputado estadual Dirceu Dalben, eleito pelo PR de Sumaré com 79.564 votos, dos quais 58.333 em sua cidade, teve seu mandato cassado pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral na última quarta-feira. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral que considerou o político inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Seis dos sete ministros que compõem o TSE votaram pela cassação do registro dele. Dalben teve condenações por improbidade administrativa e rejeição de contas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado. Apesar disso, o TRE, órgão de 2ª instância, deferiu seu registro e permitiu que ele disputasse as eleições. Ele foi prefeito em Sumaré e vereador por três mandatos. Entretanto, cabe, ainda, recurso ao STF, onde, certamente, o candidato irá para tentar reverter a situação e conseguir decisão favorável para a posse em 15 de março vindouro…

 

REVISTAS

As principais revistas circularam no País com as seguintes manchetes de capa. A “Veja”, como esperado, usou toda a sua capa para chamar a atenção para a tragédia de Brumadinho, que vitimou 333 pessoas, sendo, até agora, 134 mortos e 199 desaparecidos e que, infelizmente, estão mortos após os 13 dias do desastre. A revista publicou nomes dos mortos até o final de semana e dos até então “não identificados”…

A “ISTOÉ”, igualmente, dedicou toda sua capa para “Brumadinho: Desastres, não. Crime. Até quando vamos aceitar tanta negligência?”, perguntou.

 

CONTA DE ÁGUA

Imagine se você receber uma conta de água com aumento de 6.931%, como um idoso de Limeira, cujo nome foi omitido pelo jornal “Gazeta de Limeira” e que entrou na Justiça contra a cobrança da BRK, um dos braços da Odebrecht, na região. Segundo o jornal, o valor cobrado pela empresa equivale ao que ele teria consumido de forma acumulada em 25 anos. O valor R$ 25.159,00 (consumo de 1.109 m³) contrasta com a média de consumo do idoso, que é de 16 m³, equivalente ao valor de R$ 80,00 aproximadamente… Certamente, algum erro de computador….

 

KAJURU

Eleito senador da República pelo Estado de Goiás, o jornalista-radialista e apresentador de TV Jorge Kajuru, PSB, será, certamente, uma das surpresas nesses oito anos de mandato… Kajuru trabalhou no “Esporte Interativo” por alguns anos, comentando futebol no Rio…

 

FORÇA

Com a eleição de Davi Alcolumbre para presidir o Senado da República, o DEM ficou muito poderoso. Como sabido, já tem a presidência da Câmara dos Deputados (Rodrigo Maia, reeleito) e tem três ministérios, inclusive o mais importante deles, o da Casa Civil, com o deputado federal Onyx Lorenzoni. Pela primeira vez desde 1985 o MDB ficou fora da presidência das duas Casas Legislativas do País.

 

CÂMARA MUNICIPAL

De volta do recesso de final de ano a Edilidade ararense, como esperado, teve uma pauta extraordinariamente alta, com nada menos que 18 páginas. Foram dezenas de requerimentos e indicações. Só em indicações as vereadoras Regina Corrochel, PTB, e Anete Casagrande, PSDB, somaram 97 esta e 110 aquela, em um total, portanto, de 207 indicações…

Na Palavra Livre o ver. Marcelo de Oliveira, PRB, quer informações sobre a Fade, bolsas de estudos e repasses financeiros. A vereadora Deise de Oliveira, PSC, voltou de licença médica (grávida) e anunciou o nome da futura filha, Isabela, além de pedir união (mais) entre os edis. Ver. Beloto informou que sua denúncia do preço dos combustíveis ao MP de Araras surtiu efeito, pois hoje os preços caíram, sendo menores que em algumas cidades da região. Ver. Jackson de Jesus, Pros, disse “que há muitas pessoas que gostam de fazer mal às pessoas, tudo pelo poder”. E que “quando estiver ao fim de meu mandato, farei revelações…”.

 

EMBAIXADOR

O agora ex-deputado federal Nelson Marquezelli embarcou ontem à noite para Seul, via Dubai, para reunião na capital sul-coreana com mais de 400 pessoas de expressão mundial. Há 20 anos ele participa como “Embaixador da Paz”, órgão da ONU, que reúne países de todo o mundo tendo como objetivo a paz mundial.

Valentim Viola é Fundador e Diretor do Opinião Jornal desde 31 de março de 1969

Coluna anterior

Mais notícias