Evento contará com quatro grupos de discussão e tema da conferência será Gestão de Águas

“Gestão de Águas”. Esse será o tema da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras, que acontece nos dias 19 e 20, no Centro Cultural e no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer / polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

O evento terá por objetivo discutir: a melhoria das disponibilidades hídricas, superficiais e subterrâneas, em qualidade e quantidade; a redução dos conflitos reais e potenciais de uso da água, bem como dos eventos hidrológicos críticos; a percepção da conservação da água como valor socioambiental relevante.

Evento contará com quatro grupos de discussão e tema da conferência será Gestão de Águas
Evento contará com quatro grupos de discussão e tema da conferência será Gestão de Águas

Assim como realizado em outras conferências, o tema será debatido em eixos temáticos. No caso desta conferência serão formados quatro grupos de trabalho: 1) Educação Ambiental; 2) Pagamentos por Serviços Ambientais; 3) Proteção de Mananciais; 4) Reuso da Água.

No dia 19 o evento tem início às 19 horas com palestra do secretário executivo do CBH-Mogi, Marcus Vinicius Lopes da Silva. Já no dia 20, a partir das 8 horas, acontecem palestras e discussões dos eixos temáticos. Estão previstas também atividades alternativas como: exibição de vídeos pertinentes ao tema e jogos interativos.

O jogo interativo “Água em jogo” será realizado na sala de informática do polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e será um desafio que simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica, com a finalidade de atender as demandas para as futuras gerações.

No mesmo dia, no período da tarde, serão votadas as propostas discutidas em cada eixo temático, atividade que será realizada no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer.

Todos os participantes irão receber certificados para as seguintes qualidades: coordenadores, convidados, palestrantes, colaboradores, parceiros (instituições) e patrocinadores (instituições). Irão receber certificação os participantes que confirmarem 75% de presença, com exceção de parceiros e patrocinadores.

O evento é uma realização da Prefeitura de Araras, Câmara Municipal de Araras, Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), DMA (Departamento de Meio Ambiente) e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

 

Plenária final

Na Plenária Final serão definidos três pontos principais: 1) Apresentação dos relatórios finais dos trabalhos pelos grupos de discussão; 2) Hierarquização das propostas de diretrizes elaboradas pelos grupos; 3) Apreciação e deliberação das moções.

De acordo com o regimento da conferência, ao final do evento, após votação das propostas, será produzido relatório final. O documento será encaminhado em seguida ao prefeito Nelson Dimas Brambilla, à presidente da Câmara Municipal, Magda Celidorio, e ao Ministério Público.

 

 

Confira a programação da 4ª Conferência do Meio Ambiente

 

Dia 19 – Segunda-feira

Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

19h – Abertura e Palestra com o secretário executivo do CBH-Mogi, Marcus Vinicius Lopes da Silva

 

Dia 20 – Terça-feira

Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

8h – Credenciamento

9h – Palestra com o gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes

10h30 – Palestra do Especialista Ambiental da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) do Estado de São Paulo, Bruno Franco de Souza

 

Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer / polo da UAB

13h30 – Discussão e fechamento das propostas dos Grupos de Trabalho

 

Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

16h – Encerramento e apresentação das propostas

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*