Durante as primeiras semanas, as alunas irão aprender conceitos básicos da ginástica rítmica.

Lançado no último dia 2, o projeto de Ginástica Rítmica Estrelas do Futuro, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, iniciou as atividades na última terça-feira, dia 8, com aulas no Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Rüegger” e na E.E. José Ometto, localizada na Usina São João.

Neste primeiro momento, a iniciativa que conta com a participação de meninas entre seis e 17 anos de idade irá proporcionar às participantes do projeto uma “viagem” ao mundo da ginástica rítmica. “Esse início de projeto é um momento de adaptação para as alunas, pois muitas não conhecem o esporte. Por isso, nós vamos apresentar-lhes os conceitos básicos da modalidade da GR, com movimentos simples e, aos poucos, buscar o aperfeiçoamento. Do que podemos analisar até agora, elas estão adorando as aulas, muito empolgadas”, disse o coordenador e professor, Rogério Emiliano.

Estrelas do Futuro irá atender meninas de seis a 17 anos de idade.
Estrelas do Futuro irá atender meninas de seis a 17 anos de idade.

No Ginásio, as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 horas (alunas de seis a 10 anos de idade); e das 13h às 16 horas (alunas de 11 a 17 anos de idade). Já na escola estadual, as aulas serão realizadas as terças e quartas-feiras, das 12h30 às 15 horas.

O projeto esportivo-social, que irá atender 100 meninas, conta com aporte financeiro de R$ 134.652,20 do Governo do Estado, por meio da lei de incentivo ao esporte. Com o recurso, as alunas irão receber uniformes padronizados e materiais esportivos para os treinamentos – a verba vai custear também o salário dos professores da modalidade e outros benefícios. O incentivo estadual será durante 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

Durante as primeiras semanas, as alunas irão aprender conceitos básicos da ginástica rítmica.
Durante as primeiras semanas, as alunas irão aprender conceitos básicos da ginástica rítmica.

“Com esse incentivo, nossos treinamentos terão mais qualidade. O projeto irá possuir mais recursos materiais, como aparelhos específicos para a modalidade, uniformes para as meninas, entre outros. Esses aspectos são uma motivação para nós e para as alunas. Com isso, a ginástica rítmica irá se tornar mais conhecida na cidade, ganhando mais adeptos a cada dia”, completou o professor.

A Prefeitura de Araras ficou responsável pela organização de eventos futuros, viagens das equipes para disputas de competições fora do município e espaço para a realização de treinamentos.

Para a aluna Maria Júlia Gomes de Jesus, que tem nove anos de idade e frequenta os núcleos de GR da Secretaria de Esporte há um ano, o melhor aparelho coreográfico é a fita. “Gosto do movimento da fita, é o meu preferido. Estou gostando muito das aulas, sou aluna do professor Rogério há um ano e quero aprender ainda mais”, disse a jovem.

 

Lei de incentivo

A lei de incentivo ao esporte – lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas física, até 6% do imposto. Em Araras, a parceira do projeto esportivo foi a Usina São João. No Estado de São Paulo, a lei de incentivo ao esporte corresponde aoao decreto número 55.636, de 26 de março de 2010.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a Usina São João, uma empresa que sempre foi preocupada com o desenvolvimento esportivo ararense. Nós, da Secretaria de Esporte, utilizaremos esta verba da melhor maneira possível, visando o desenvolvimento da ginástica rítmica em Araras de uma maneira muito séria e comprometida”, salientou o secretário municipal de Esporte, Joílson dos Santos Souza.

Além do coordenador Rogério Emiliano, a comissão técnica do  Estrelas do Futuro conta também com a professora Aline Priscila Longo, com as estagiárias Alessandra de Oliveira e Késsia Pereira, e com a responsável pela execução do projeto Fernanda Cristina Kyr.

Interessadas em participar das aulas devem comparecer ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger, localizado na Praça Roberto Mercatelli, s/nº, Centro, e procurar o professor Rogério. Uma lista de espera também está sendo montada pela Secretaria.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*