O Grupo Opinião será homenageado na Câmara Municipal de Araras pelos 50 anos de fundação completado recentemente. A moção de congratulação partiu da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e deve ser entregue  na sessão camarária da próxima segunda-feira, dia 29.

O que começou com uma Revista cresceu e transformou-se no primeiro jornal diário de Araras e atualmente conta com uma emissora de televisão que transmite sua programação para toda a região.

A Fundação do Grupo é datada de 15 de maio e a primeira publicação ocorreu em junho de 1965. A história começou quando Valentim Viola, atual diretor do Grupo, criou a primeira edição da Revista Opinião, que era editava por ele próprio e impressa na gráfica Fernades Ltda.

Ao longo da história o Opinião enfrentou as dificuldades da ditadura militar que chegou até Araras em maio de 1970 com a intervenção federal que afastou o prefeito da época, Professor Milton Severino (MDB) e colocou em seu lugar o Coronel Theodoro de Almeida Pupo, que seguiu o mandato até 1972.

Com supostas denúncias, os militares chegaram a inspecionar a redação do jornal e fazer com que ela não funcionasse durante uma semana. Além disso, Valentim recebeu uma série de ameaças e enfrentamentos.

Passado várias barreiras, nos anos 80 o jornal se tornou bisemanal e no dia 14 de setembro de 1997 passou a ser o primeiro jornal diário de Araras. Valentim escolheu essa data em homenagem a um grande amigo, o Professor Pedro Peixoto Filho.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*