A Guarda Municipal de Araras aprendeu linhas de cerol em uma residência localizada na rua Santa Catarina, Parque Industrial, na última quinta-feira, dia 21. A GM atendeu denúncia de que havia uma pessoa vendendo carretéis de linha com cerol, da chamada linha “chilena”, considerada perigosa pelo potencial cortante.linhas_cerol 2

Na garagem do local, os guardas encontraram uma máquina de enrolar linha, duas carretilhas com linha que estavam sendo rebobinadas para carretéis menores, duas latas maiores contendo linha e mais 221 carretéis já preparados para venda.

O material foi apreendido e o menor que realizava as vendas foi conduzido à Delegacia de Polícia, acompanhado por um responsável, e apresentado ao delegado de polícia de plantão. A ocorrência foi enquadrada como Ato Infracional (por se tratar de menor) previsto no Art 132 do Código Penal – “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente”.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, informou que neste período de férias escolares, quase que diariamente, a Guarda Municipal acaba realizando apreensões de linha com cerol portadas por crianças e adolescentes soltando pipas em grupos, muitas vezes próximos de seus pais e responsáveis.

Beraldo ressaltou que este tipo novo de material, chamado de “linha chilena”, é extremamente cortante e perigoso e alertou sobre os riscos de acidentes que podem ocorrer com os próprios praticantes do esporte e particularmente com ciclistas e motociclistas que estejam transitando pelos locais.

“A mídia vem mostrando frequentemente acidentes nos quais pessoas inocentes acabam sofrendo cortes profundos nos braços e pescoço causados pela linha de cerol. Nesses casos, os responsáveis – quando identificados – poderão responder por lesões corporais e até por homicídio, caso a vítima venha a óbito. É muito importante que os pais estejam atentos e alertem seus filhos sobre o perigo”, explicou.

(Com informações Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil/PMA)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*