A GM de Araras foi a primeira corporação armada do Estado de São Paulo

A Guarda Municipal de Araras comemora seu 48º aniversário de fundação hoje, dia 3, está. A corporação foi fundada no ano de 1967 pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita, com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que na época possuía somente 13 policiais.

Na próxima segunda-feira, dia 5, será realizada solenidade comemorativa na sede da GM, localizada na rua dos Coroados, Bairro Campinho, às 9h30.

A GM de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens, subordinados à Delegacia de Polícia. Seu objetivo constitucional era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais de maior concentração de pessoas e auxiliar as polícias Civil e Militar.

A GM de Araras foi a primeira corporação armada do Estado de São Paulo
A GM de Araras foi a primeira corporação armada do Estado de São Paulo

Atualmente, a Guarda Municipal de Araras está subordinada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como a Vigilância Patrimonial – Vepam (Vigilância Eletrônica Patrimonial Municipal), a Defesa Civil, o Demutram (Departamento Municipal de Trânsito), o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento e a Corregedoria da Guarda Municipal, com atuação autônoma, vinculada diretamente ao Gabinete do Secretário de Segurança Pública.

Com a Lei 13.022, de 09 de agosto de 2014, chamada de Estatuto Geral das Guardas Municipais, foi reconhecido o poder de polícia às Guardas Municipais, regulamentando suas atividades que já vinham de fato sendo exercidas, incumbindo-as da função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União e do Estado. Nesta Lei, estão previstos os princípios de atuação das guardas municipais, tais como a proteção dos direitos humanos fundamentais, a preservação da vida, o patrulhamento preventivo, o compromisso com a evolução social da comunidade, a fiscalização do trânsito e o uso progressivo da força.

Atualmente, a Guarda Municipal de Araras possui um efetivo de 191 Guardas Municipais, dos quais 28 são Guardas Municipais Femininas.

Em junho de 2015, novos 58 gms passaram a reforçar a corporação e a segurança da cidade, após concluírem treinamento e capacitação oferecido pela Guarda Municipal. Os profissionais foram aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura e depois em exames físicos, testes de saúde e psicológicos, além de aptidão para a função.

A Guarda Municipal atua em setores fixos, preservando o patrimônio público e também nas Rondas Comunitárias, que cobrem toda a área urbana e os extensos 540 quilômetros quadrados do município.

Na atuação para a prevenção a crimes e violências, por meio de rondas preventivas, dispõe de 27 viaturas sobre quatro rodas, sendo elas 8 mini vans Chevrolet SPIN, 3 camionetes Chevrolet S-10, cabine dupla, 1 camionete cabine dupla Mitsubishi L 200, 9 carros Fiat Siena, 4 carros Chevrolet Prisma, 01 Ford F4000 –  Base Comunitária Móvel e uma van Citroen Jumper, para transporte de pessoal. Complementam a frota, 8 motocicletas Honda XRE 300, equipadas para patrulhamento.

Também possui equipes distintas para Ronda Comunitária, Patrulha Rural e Ambiental, Ronda Escolar que atua exclusivamente nas escolas municipais e quando solicitados, nas estaduais, com ações educativas e de prevenção, Grupamento Ciclístico de Patrulhamento, atuando no centro comercial, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas).

Além das orientações diárias passadas nos briefings ao efetivo de serviço, os Guardas Municipais recebem capacitação anual com 80 horas de instruções teóricas e práticas e são submetidos bianualmente à avaliação psicológica. Contam ainda com a assistência psicológica, proporcionada pela Psicóloga Janice Ferreira Caetano, servidora municipal efetiva.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*