A troca de hidrômetro não aumenta a conta de água, o que ocorre é a correta apuração do consumo, uma vez que o dispositivo antigo já não está mais sensível para isso e a substituição repara essa falha. (Foto: Divulgação)

Os aparelhos instalados antes de 2010 ou com defeito estão sendo trocados para que possam apurar corretamente o consumo de água

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) realiza a troca de hidrômetros em toda a cidade. O objetivo desta ação é que os hidrômetros, instalados em Araras antes de 2010 ou que estejam apresentando algum defeito ou falha, sejam trocados por novos equipamentos para que possam apurar corretamente o consumo de água. Entre 2017 e 2018 foram substituídos 6.095 dispositivos em todo o município.

De acordo com a autarquia, os hidrômetros são equipamentos mecânicos e, com o desgaste do tempo, deixam de registrar o consumo real, gerando a submedição e perdas de faturamento para a empresa, além de mascarar possíveis vazamentos ou excesso de consumo no imóvel. Com a substituição, o novo equipamento registra de forma precisa a quantidade real consumida de água.

A substituição dos hidrômetros é realizada sob a responsabilidade e a critério do Saema, não havendo qualquer cobrança ao munícipe nesse caso. O serviço é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h às 20 horas.

Aumento na conta de água

O Saema esclarece que a troca de hidrômetro não aumenta a conta de água, o que ocorre é a correta apuração do consumo – uma vez que o dispositivo antigo já não está mais sensível para isso e a substituição repara essa falha. Porém, a autarquia orienta que, havendo qualquer dúvida após esta troca, basta entrar em contato com a equipe responsável pelo telefone (19) 3543-5500 ou no setor de emergência 24 horas no 0800 014 4321.

COMPARTILHAR