placa-cor
Descerramento da placa: prefeito Nelson Dimas Brambilla, doutor Enio, doutora Duse Rüegger Ometto, Terezinha Vitali e José Antonio Mendes, reitor da FHO|Uniararas.

O Prédio do curso de Odontologia da FHO|Uniararas, criado em 1986, recebeu o nome do médico Enio Vitali, em tributo e reconhecimento pelos 41 anos de trabalho voluntário como conselheiro da Fundação Hermínio Ometto (FHO) em prol da instituição. A homenagem aconteceu no último sábado, dia 27 de junho. A instalação inclui salas de aula e clínicas de atendimento gratuito à população de Araras e região.

Segundo o Reitor da Instituição, José Antonio Mendes, o sonho do doutor Hermínio Ometto não ganharia forma, corpo e cor se abnegados amigos, idealistas como o doutor Enio, não permanecessem fieis aos projetos e aspirações sonhadas na década de 70. “Doutor Enio conviveu e ajudou na construção dos sonhos idealizados pelo doutor Hermínio Ometto. Enquanto médico, reconhecido e admirado por todos em nossa cidade, com tantos compromissos e responsabilidades diários, encontrou tempo para participar de forma voluntária como Conselheiro da Fundação”, comentou o reitor.

presentes-cor
Doutor Enio e a esposa Terezinha, doutora Duse Rüegger Ometto (Presidente do Conselho Superior da FHO), José Antonio Mendes (Reitor da FHO|Uniararas), doutor Rogério Alessandre de Oliveira Castro (membro do Conselho Superior da FHO) e Roberto Cesnik (membro do Conselho Superior da FHO).

No entanto, coube ao membro do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto, doutor Rogério Alessandre de Oliveira Castro, contar a história do homenageado enquanto pessoa, profissional e conselheiro. Em seu discurso, o advogado relembrou a formação de doutor Enio como médico, em 1953, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; passando por sua chegada a Araras, há 60 anos; a vida dedicada à saúde da população; e sua presença na criação da Fundação de Ensino Superior de Araras, a Fresa, em 1973, atuando desde então como membro ativo do Conselho Superior da FHO, mantenedora da Uniararas. “Daquela data até hoje, doutor Enio se dedica a mesma causa de forma voluntária: a educação, um dos mais nobres, talvez o único caminho capaz de transformar de forma efetiva as gerações futuras de uma sociedade” disse Castro. “Em função da sua formação, Enio Vitali sempre soube da importância de vencer pelo conhecimento. E para vencer pelo conhecimento há a necessidade de uma boa academia, de bons professores e de bons exemplos. A boa formação científica e humanística das gerações futuras vem sendo a bandeira da Fundação Hermínio Ometto, que é empunhada como poucos pelo conselheiro Enio Vitali”, completou.

Tim-cor
Presidente do Grupo Opinião de Comunicação, Valentim Viola, e o prefeito Brambilla durante a cerimônia de homenagem.

Acompanhado da esposa, Terezinha Toledo Prado Vitali, filhos e neta, doutor Enio recebeu com emoção as homenagens prestadas e descerrou a placa com seu nome, localizada na entrada do Prédio de Odontologia. Em seu discurso o médico agradeceu a presidente do Conselho Superior da FHO, doutora Duse Rüegger Ometto, e aos colegas conselheiros. Além disso, mencionou a importância do visionário doutor Hermínio Ometto e de doutora Duse para o crescimento da Instituição. “Esse extraordinário homem de visão emprestou seu trabalho, despojou de bens materiais, de seu tempo e de um idealismo pouco comum, e alavancou essa faculdade, tão insipiente, transformando-a nisso que hoje estamos vendo aqui, uma extraordinária universidade. E doutora Duse, com aquele sorriso perene de otimismo estampado em sua face, sempre estimulou, sempre pediu para que todos nós conselheiros, não deixássemos o ideal do doutor Hermínio vir abaixo. E nós, sem dúvida nenhuma, compreendemos e continuamos a sua luta, o seu ideal”, disse ele.

Além do Reitor da Instituição, estiveram presentes na cerimônia a presidente do Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto, doutora Duse Rüegger Ometto, dirigentes da Instituição, conselheiros da Fundação, coordenadores de curso, professores, funcionários e representantes de setores administrativos da FHO|Uniararas. Entre as autoridades também estiveram presentes o prefeito municipal, Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) e seu vice, Carlos Alberto Jacovetti (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), além da vereadora e presidente da Câmara Municipal, Magda Regina Carbonero Celidório (PSDC); doutor Nilden Carlos Alves, representando o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e o presidente do Grupo Opinião de Comunicação, Valentim Viola.

 


 

Tribudo de Enio Vitali ao doutor Hermínio Ometto

Nascido em 14 de janeiro de 1914, o ex-prefeito de Araras, doutor Hermínio Ometto marcou a evolução da cidade no campo empresarial e sócio educacional. Ao longo de sua vida dedicou-se em construir, ampliar, promover novas riquezas e dar trabalho a contingentes de seres humanos.herminio ometto

Na área da educação idealizou e fez construir em Araras uma escola de ensino superior. No entanto, a sua visão não era a de criar alguns cursos de graduação e sim a de implantar em Araras uma verdadeira universidade. Eis que em 1973, foi criada a Fundação Regional de Ensino Superior de Araras.

Com seu falecimento em 8 de junho de 1986, a instituição recebeu o nome de Fundação Hermínio Ometto, em sua homenagem.

No tributo publicado pelo Opinião Jornal em 14 de junho de 1965, edição 1009, doutor Enio Vitali expressou o seu sentimento em homenagem ao médico e amigo que faleceu naquele ano. Em sua carta, Enio agradece por todo companheirismo, trabalho e modo de vida que o doutor Hermínio Ometto levou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*