A oficina de fotografia digital propiciará aos aprendizes, além de técnicas, conhecimentos sobre o uso da imagem como ferramenta de percepção do ambiente ao nosso redor
A oficina de fotografia digital propiciará aos aprendizes, além de técnicas, conhecimentos sobre o uso da imagem como ferramenta de percepção do ambiente ao nosso redor

Com oficina no sábado (23) na Biblioteca Municipal Martinico Prado, os moradores de Araras irão receber a visita da Caravana Fotográfica da ImageMagica, com o patrocínio da Nestlé e o apoio do Proac. O projeto oferece atividades que unem fotografia e alimentação de forma lúdica e educativa para as famílias da cidade. O principal objetivo da ação é proporcionar para o público uma experiência de aprendizado e reflexão sobre a alimentação saudável. O tema é promovido pelo programa Unidos por Crianças mais Saudáveis, iniciado pela Nestlé na cidade em março de 2017 e que tem como objetivo estimular pais e educadores a incorporarem hábitos de vida mais saudáveis na rotina das crianças de cinco a dez anos.

Os participantes poderão acompanhar oficinas que utilizam a fotografia em diversos meios, como instrumento para a imersão no tema. Na oficina de fotografia digital, por exemplo, o público aprenderá inúmeras técnicas para produzir uma foto e também sobre como a imagem pode ser usada como ferramenta de percepção do ambiente ao nosso redor, inclusive sobre o que comemos no dia a dia.

Depois da introdução ao tema e de um bate-papo sobre o assunto, os participantes sairão para fotografar e colocar os conhecimentos em prática, sempre guiados pelos educadores da ImageMagica. Serão produzidas fotos individualmente e legendas para complementar a mensagem que o autor da foto quer passar. Essas atividades buscam trazer uma abordagem única e diferenciada sobre o tema, que inclui o entendimento das propriedades nutricionais dos alimentos, a importância das escolhas saudáveis e as diversas maneiras de se alimentar bem de forma prática e acessível.

Livro de receitas exclusivo

As imagens captadas pelos participantes serão utilizadas como capa para um livro de receitas que será entregue a cada um no final das oficinas. O livro conta, ainda, com um espaço onde os participantes podem incluir suas próprias receitas, deixando-o mais personalizado. A previsão é que 420 pessoas participem dos encontros do projeto na cidade. Embora as vagas sejam limitadas, o impacto da ação vai bem além dos encontros presenciais, pois durante as atividades os participantes serão estimulados a multiplicar o conteúdo que foi visto para seus familiares e conhecidos.

Como é feita a inscrição?

Para se inscrever, o interessado deve ir a um dos locais onde acontecerão os encontros e preencher um cadastro. A inscrição deve ser feita no mesmo local onde se deseja fazer a oficina, no prazo de até um dia antes da realização do encontro. As oficinas são gratuitas.

Locais das primeiras oficinas

23/09 – Biblioteca Municipal Martinico Prado

30/09 – Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

07/10 – CEU José Olavo Paganotti

14/10, 21/10, 28/10 – Os encontros acontecerão nos mesmos locais citados acima em ordem a ser definida.

Horários

Das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Sobre a ImageMagica

Criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho. Por meio da fotografia, aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão sobre a realidade de cada um e a transformação social. Além disso, desde 2005, André François realiza documentários fotográficos sobre a saúde no Brasil e no mundo.

Dentre os principais prêmios e títulos de reconhecimento que a ImageMagica recebeu estão ações premiadas pela International  Union for Health  Promotion and Health Education; organização representante da América Latina credenciada pelo DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006; 1º lugar na categoria “Comunicação e Saúde”, prêmio concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, além de André François ter sido finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*