O MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulga hoje (18), às 11h, em coletiva de imprensa, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016.

Provas foram aplicadas nos meses de novembro e dezembro
Provas foram aplicadas nos meses de novembro e dezembro

Os candidatos terão acesso às notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil para quem fez a prova em novembro e racismo para quem participou da segunda aplicação, em dezembro.

Procurado pela reportagem do Opinião, o Inep informou que a consulta dos resultados estará disponível no portal da autarquia (inep.gov.br) e o candidato deve clicar no link especificado e em seguida será redirecionado ao sistema online do Enem. No entanto, a consulta estará disponível, provavelmente, no período da tarde, após a coletiva de imprensa. Vale ressaltar que possíveis “congestionamentos” no sistema podem ocorrer devido ao acesso simultâneo de milhares de candidatos, dificultando a visualização das notas.

O resultado do Enem pode ser usado para disputar vagas no ensino superior público por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), bolsas no ensino superior privado pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e também para participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Ainda, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Segundo o MEC, mais de 6 milhões de candidatos fizeram o Enem 2016. Destes, 5,8 milhões realizaram as provas na primeira edição, nos dias 5 e 6 de novembro, e 273 mil na segunda edição, que ocorreu em 3 e 4 de dezembro. Outros 53 mil participaram do exame em 13 e 14 de dezembro, datas voltadas às pessoas privadas de liberdade.

Lara El Kadri Cerquetani pretende cursar medicina
Lara El Kadri Cerquetani pretende cursar medicina

Entre muitos estudantes que aguardam ansiosamente a divulgação das notas do Exame está a ararense Lara El Kadri Cerquetani, 18, que pretende cursar medicina e usará a nota do Enem para ingressar em uma das universidades que oferecem o curso. “Espero obter uma média excelente para poder disputar, por meio do Sisu, a vaga para o curso de medicina nas universidades federais do País”, comentou a jovem.

A estudante concluiu o ensino médio em 2015, na Etec Prefeito Alberto Feres e, nos dois últimos anos, também fez cursinho pré-vestibular.

Além dos resultados do Enem, o Inep anuncia hoje também a abertura da consulta pública sobre as mudanças propostas para o Enem 2017.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*