Cerca de 80 petistas assinaram a indicação do vereador Breno Zanoni Cortella (Partido dos Trabalhadores) da pré-candidatura ao cargo de prefeito de Araras na última quinta-feira, dia 30, prazo máximo para as inscrições para subscrição de pré-candidaturas a chefia do Executivo pela agremiação.

Breno Cortella foi o único filiado que teve sua pré-candidatura inscrita para o cargo. Já os interessados em concorrer ao cargo de vereador tem até o próximo sábado, dia 9.

A subscrição foi recebida pelo presidente municipal do PT, Vanderlei Nascimento, e na carta os filiados apontaram que o indicado tem experiência, trajetória, militância e outras várias características para a disputa, além de reforçar a necessidade da discussão coletiva para o programa da candidatura entre partido e aliados com ampla chapa de vereadores. 

As orientações para subscrição de candidaturas aos cargos eletivos para 2016 foram determinadas por resolução com um calendário para definição da tática eleitoral para as eleições do ano que vem, aprovadas em reunião do Diretório Municipal no último dia 29 de março. “Demos ampla publicidade, inclusive com Edital nos jornais locais para que todos os filiados e filiadas tomassem conhecimento do calendário aprovado”, lembra Vanderlei Nascimento.

Desde o início do ano, o PT avaliava adotar essa medida, especialmente a discussão antecipada das próximas eleições municipais, que segue uma orientação das instâncias superiores do PT e também para permitir diálogo com partidos políticos aliados. “Ao invés de começar somente no próximo ano, o Diretório Municipal decidiu abrir o período para escolha dos seus candidatos as eleições majoritárias e proporcionais, mesmo porque, o PT é democrático internamente e nas relações que mantém com outros partidos. É prioritário manter a coesão da base partidária que está unida desde 2010”, reforça o presidente do PT.

No caso do cargo de Prefeito a resolução aprovada pelo DM indica a possibilidade de uma definição. “Temos discussões internas para a tomada de decisão e por isso estamos iniciando esse processo agora, para termos tempo de discutir internamente e também com os aliados”, disse Vanderlei Nascimento, presidente municipal do PT.

Quanto aos vereadores a intenção do Partido é conhecer um grupo inicial de interessados que será trabalhado até o próximo ano. Vanderlei explica que nas eleições dos anos de 2004, 2008 e 2012 a chapa de vereadores foi definida por votação do Diretório, próximo ao início da campanha. “Queremos saber quantos interessados temos e em quais áreas, se precisaremos reduzir ou ampliar, por isso, nesse caso, é uma pré-inscrição para que possa ser discutido o grupo até o ano que vem”, afirmou o presidente.

A Etapa Municipal de Araras do 5º Congresso do PT, acontece no próximo sábado, dia 9 de maio, a partir das 14h na Câmara Municipal e é aberta a todos os filiados e filiadas. Nesse dia será aprofundada a discussão sobre a conjuntura municipal e as inscrições recebidas. (MGC com informações do Diretório do PT)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*