As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito, projeto da Prefeitura de Araras em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), têm início hoje, dia 19 e seguem até o sábado, dia 21. O processo seletivo acontece neste domingo, dia 22, às 8h30, no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, localizado na Rodovia Anhanguera, km 174. Os resultados serão divulgados no dia 26 de fevereiro pelos sites www.ufscurso-cca.com.br e www.araras.sp.gov.br.

Ao todo são ofertadas 130 vagas para o ano letivo de 2015 e, de acordo com o cronograma, serão formadas turmas aos sábados (para 80 alunos) e as terças e quintas-feiras (com 50 estudantes). Os interessados em participar do cursinho devem se inscrever na Casa da Cultura, localizada na Praça Barão de Araras, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas. Também é necessário que o candidato apresente documento original com foto e pague taxa de inscrição de R$ 10, em dinheiro.

Para participar da seleção, os estudantes devem ter concluído o ensino médio em 2014 ou estar cursando atualmente o 3º ano, sendo que a preferência será dada a quem frequentou apenas escolas públicas ou foi beneficiado com bolsa integral na rede particular. Segundo a organização, o exame será composto por prova e análise de questionário socioeconômico, que deve ser preenchido no ato da inscrição.

Os aprovados da turma 1 deverão matricular-se no dia 28 de fevereiro na Faculdade Municipal, localizada no Jardim das Nações. Já os aprovados da turma 2 farão o cadastro no dia 3 de março na UFSCar. O atendimento será das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. Vale ressaltar que no ato da matrícula é preciso apresentar foto 3×4 (recente), documento RG (original) e documentação comprobatória de situação socioeconômica.

Os alunos da 1ª turma terão aulas na Faculdade Municipal, sempre aos sábados, das 8h às 17 horas, enquanto a turma 2 realizarão o curso às terças e quintas-feiras, no CCA/UFSCar, das 14h às 18 horas. Todas as informações referentes aos documentos comprobatórios para inscrição e modelos de declarações estão no edital do processo seletivo, disponível no site da Prefeitura de Araras.  (Com informações da Secom) 

O curso é destinado a jovens e adultos, de famílias de baixa renda, e visa ampliar as possibilidades de acesso ao ensino superior público.

 


 

Sobre o projeto

O curso é destinado a jovens e adultos, de famílias de baixa renda, e visa ampliar as possibilidades de acesso ao ensino superior público. A seleção anual entre os inscritos é baseada em uma análise socioeconômica e no desempenho em prova de conhecimentos gerais.

As aulas são ministradas pelos estudantes da UFSCar de Araras. O cursinho não tem enfoque para concursos públicos e é voltado apenas como preparação para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*